Globo de Ouro: HFPA anuncia nova estrutura após boicote por falta de diversidade

Enviado por / FonteMARIE CLAIRE

"Temos trabalhado incansavelmente para se transformar em uma estrutura que permita o crescimento da organização ao mesmo tempo em que adiciona vozes representativas", diz o anunciou

A edição anual do Globo de Ouro, uma das mais tradicionais premiações do audiovisual nos Estados Unidos, acontece neste domingo (9) em Los Angeles, sem celebridades, tapete vermelho e transmissão na TV americana.  Além de manter a segurança de todos em meio ao aumento de casos de covid-19, a intenção também seria evitar protestos durante a premiação após um período de críticas e boicotes contra a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood por conta da falta de diversidade histórica envolvendo o evento.

Em meio a polêmicas, a HFPA anunciou neste domingo nova estrutura e membros. “Temos trabalhado incansavelmente para se transformar em uma estrutura que permita o crescimento da organização ao mesmo tempo em que adiciona vozes representativas e exclusivas de jornalistas de todo o mundo que trabalham em qualquer lugar nos Estados Unidos”, diz o comunicado da associação.

E informaram: “Há um novo Conselho de Administração (que consiste de 2/3 mulheres e 1/3 pessoas negras) com a adição de três membros externos, um Diretor de Diversidade pela primeira vez e um novo CEO externo”.

A HFPA anunciou que adicionou 21 novos membros. “Jornalistas diversificados, elevando nosso número de membros para 103 com direitos de voto imediatos para o Globo de Ouro; afiliação com organizações além da Motion Picture Association para incluir qualquer outra organização jornalística, como a National Association of Black Journalists, a Asian-American Journalists Association, a National Association of Hispanic Journalists e o National Press Club, entre outras”. 

Polêmicas e boicote

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, responsável pela organização do Globo de Ouro, se viu obrigada a fazer mudanças nos seus processos internos após um ano de críticas endossadas por agências publicitárias e produtoras internacionais.

Os protestos começaram em fevereiro de 2021, pouco antes da última cerimônia transmitida, quando o Los Angeles Times publicou uma reportagem criticando a falta de diversidade do evento e apontando que o júri, constituído por cerca de 80 jornalistas culturais, não conta com a presença de nenhum crítico negro, por exemplo.

Além disso, Maher Tatna, ex-presidente da Associação, teria afirmado que o grupo não contava com profissionais negros desde 2002, de acordo com a Variety. Em abril de 2021, o presidente Phil Berk foi expulso após o envio de um e-mail em que se referia ao movimento Black Lives Matter, que luta contra a violência policial contra a população negra nos EUA, como um “movimento de ódio racista”.

A publicação da Variety também acusou integrantes de receberem presentes em troca de indicações, apontando conflito de interesses. Entre elas estaria a série Emily In Paris, que recebeu duas indicações após a Netflix ter supostamente arcado com viagens de dois membros do júri para a capital francesa.

Tanto os tradicionais grandes estúdios como novos players, Netflix e Amazon, anunciaram boicote à Associação, afirmando que não trabalharão mais em conjunto com a organização até que mudanças significativas sejam feitas no quadro de júri.

Celebridades também se pronunciaram sobre as polêmicas. Scarlett Johansson acusou a organização de sexismo em depoimento ao Entertainment Weekly. “É a razão exata pela qual eu, por muitos anos, me recusei a participar de suas conferências. A AIEH é uma organização que foi legitimada por nomes como Harvey Wieinstein”, declarou em trecho. A atriz se refere ao antes superpoderoso produtor condenado por assédio, agressão e estupro, num caso que ajudou a alavancar o movimento #MeToo.

De acordo com a Variety, Tom Cruise chegou a devolver os três prêmios que recebeu no Globo de Ouro ao longo dos anos de carreira. Mark Ruffalo usou seu Twitter para se pronunciar sobre o assunto. “Como um vencedor recente do Globo de Ouro, não posso me sentir orgulhoso ou feliz por receber este prêmio. Agora é a hora de intensificar e corrigir os erros do passado”, disse.

Apesar de oficialmente a HFPA dizer, justificadamente, que o avanço da pandemia, e especialmente da variante Ômicron, requer uma cerimônia fechada, a entidade teria tentado, sem sucesso, trazer celebridades para a transmissão.

Promessa de mudança

A expulsão de Phil Berk veio pouco após a primeira atitude tomada pela empresa para responder ao pedido de diversidade na indústria. Em março de 2021, a Associação contratou um novo consultor de diversidade estratégica com a promessa de ter pelo menos 13% de membros negros no júri.

Após o email de Berk ser divulgado pelo Deadline, a Associação anunciou novas medidas. Em maio, prometeu que aumentaria o número de membros em 50% nos próximos 18 meses como uma forma de incluir mais críticos negros no júri.

Além disso, a organização lançou “novas políticas envolvendo presentes, viagens e conflito de interesses” em julho. Os membros do júri estão proibidos de “aceitar materiais promocionais ou outros presentes de estúdios, publicitários, atores, diretores ou outras pessoas ligadas a filmes e programas de TV”.

“A HFPA continua dedicada à mudança transformadora que descreveu em seu plano de reforma e cronograma em maio. Ontem, a organização estabeleceu novas pautas-chave para avançar com a reforma”, declarou o grupo em comunicado enviado À AFP.

Mesmo assim, Hollywood e a crítica especializada se mostraram céticas a respeito de uma possibilidade de renovação da premiação que até pouco tempo estava atrás apenas do Oscar em termos de prestígio.

“No momento, a maioria em Hollywood não está prestando atenção ao Globo de Ouro. Se Hollywood não está reconhecendo a premiação de forma alguma, qual é o seu significado? Acho que nenhum”, declarou o editor da Variety, Marc Malkin, sobre a edição deste ano.

+ sobre o tema

Os intelectuais periféricos pedem passagem

Mano Brown é um intelectual. Por Eduardo Nunomura, do Farofafá Repetindo: o...

Lázaro Ramos: “Não posso ocupar a minha vida toda com o racismo”

Ele é um sujeito atarefado. Muito. Daquelas pessoas que...

Aleijadinho

Cristo carregando a cruz, Santuário de Congonhas do Campo Antônio...

para lembrar

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

O Centro terá como sede a Universidade Federal...

Podcast de Mano Brown conquista público com informação e questionamentos

"O que não serve para compartilhar é inútil", afirma...

14006 é o numero de imigrantes africanos que perderam a vida tentando chegar à Europa

Por: Paulo Illes   Marcha de imigrantes durante o XI Foro...

Alagoano herdou culinária, danças e costumes da cultura negra.

A influência dos hábitos alimentares, da dança, linguagem e...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=