Google: apenas 30% dos funcionários são mulheres; 2% negros

Nós somos os primeiros a admitir, o Google está a milhas de onde queremos estar, disse Lazlo Bock

Um  relatório demográfico do Google apresentado na última quarta-feira mostra que apenas 30% dos seus funcionários são “mulheres”. Os dados ainda mostram as minorias com índice menor que o sexo feminino, como os “asiáticos” em 30 %, 3% de origem “hispânica”, 2% “negros” e 4% de “duas ou mais raças”.

A disparidade de homens (70%) e brancos (61%) aumenta quando os dados são separados por áreas da empresa. Em “tecnologia”, 80% são homens e apenas 21% das mulheres ocupam cargos de “liderança” na empresa.

Entre os trabalhos “não tecnológicos”, o índice entre homens e mulheres e quase igual, com 52% para homens e 48% para mulheres. Contudo, a diferença entre as etnias ainda é alta com 65% dos funcionários brancos, seguidos por asiáticos (23%), dois ou mais raças (5%), hispânico (4%) e negro (3%).

Esta é a primeira vez que a empresa de Larry Page e Sergey Brin divulga informações sobre diversidade na companhia. Em um post no blog da empresa, o vice-presidente sênior de operações pessoais, Laszlo Bock afirma que existem diversas razões para o Google e outras empresas de tecnologia encontrarem problemas para “recrutar e manter” mulheres e minorias raciais em seus quadros.

“Por exemplo, as mulheres ganham cerca de 18% de todos os diplomas de ciência da computação nos Estados Unidos”, afirma Bock. “Negros e hispânicos compõem menos de 10% dos graduados universitários americanos e recolhem menos do que 5% dos diplomas em ciência da computação, respectivamente”.

Mudança de cenário
Lazlo Bock ainda afirma que o Google tem investido muito “tempo e energia” na educação para mudar este cenário, como ao doar US$ 40 milhões para ONGs levarem computadores à mulheres e meninas e ao trabalhar para melhorar a qualidade de universidades e faculdades de origem histórica racial nos EUA, como a Howard University.

Ainda assim, o executivo admite que o problema da disparidade racial está longe de ser resolvida. “Nós somos os primeiros a admitir, o Google está a milhas de onde queremos estar – e estar totalmente ciente da extensão do problema é realmente importante para parte da solução”, disse Bock.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Preconceito racial, discriminação e racismo, distinções de letramento – Por Cidinha da Silva

Certos amigos, aborrecidos, perguntam-me se gosto de tudo em...

Ministério Público solta nota de repúdio contra Reinaldo Azevedo

Associação Paulista do Ministério Público, entidade que representa promotores...

O jornalismo publicitário

Por Marcos Fabrício Lopes da Silva O poema “Relato”, que...

O complexo de viralatas pode nos vacinar contra a raiva da mídia

Jura Passos Nem preciso dizer quantas coisas americanas são adoradas...

para lembrar

Mercado de Trabalho – 13 de Maio: data para refletir

O que as empresas que atuam no Brasil podem...

Você vai voltar aos anos 1970 com ‘The Get Down’, nova série da Netflix

Globos espelhados, grafites, penteados black power, DJs e números...

Pela primeira vez em 380 anos, Harvard tem maioria ‘não branca’ de calouros

Entre os calouros que iniciam o ano letivo neste...

Carta dos docentes negras e negros da USP: Pelo direito á diversidade na USP!

Docentes negras e negros da Universidade de S. Paulo...
spot_imgspot_img

USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+

O programa USP 60+ completa 30 anos de sua criação e está com as inscrições abertas para o primeiro semestre de 2024. A abertura de vagas se...

Google celebra James Baldwin, escritor e ativista dos direitos civis

O Google está prestando uma homenagem a James Baldwin, renomado escritor e ativista dos direitos civis americanos, conhecido por suas obras literárias que abordam temas...

É preciso sair da superfície

Há no Brasil um movimento pró-inclusão de bolsistas negros em universidades e escolas particulares de alto padrão. Na esfera pública, semana passada foi sancionada lei que...
-+=