Seppir reúne governo, organizações internacionais e sociedade civil para debater comunicação e racismo

Discussões devem contribuir para o combate ao racismo e construção da democracia no Brasil

O Seminário Diálogos: Democracia e comunicação sem racismo, por um Brasil afirmativo, promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), teve o objetivo de contribuir para que o país alcance uma comunicação mais plural e democrática, a partir de medidas que fortaleçam as mídias negras. O evento reuniu especialistas, profissionais e ativistas de comunicação, jornalistas, organizações da sociedade civil, representantes de veículos, governo e organizações internacionais durante dois dias (29 e 30/05), em Brasília, num fórum de debates.

No primeiro dia de discussões, estiveram em pauta as contribuições já existentes, análise e dados históricos sobre algumas das primeiras iniciativas de comunicação negra no Brasil e, ainda, a forma de participação e representação da população negra na mídia brasileira. Em debate, ainda, o espaço para os profissionais negros e modos de veiculação de assuntos pertinentes à maioria da população nos veículos da mídia hegemônica.

Além da apresentação de palestras, formato mais tradicional, o evento permitiu a troca de opiniões no formato de rodas de conversa, em que os participantes sentados em círculo tiveram oportunidade de fala a partir de breves explanações de convidados. Nessa dinâmica, também foram apresentados produtos de organizações presentes como a revista O Menelik 2º Ato, pelo jornalista Nabor Jr. e vídeos do vlog Tá bom pra você?, pelo ator e diretor Érico Brás.

Nesta sexta-feira entrou em discussão o conjunto de possibilidades do que pode ser feito para combater o racismo na mídia. No fórum, foram discutidas estratégias e desafios encarados por veículos e profissionais; o combate ao racismo no âmbito da Comunicação Pública, abrangendo imprensa, patrocínio e publicidade.

O seminário se encerra com dois debates: a relevância das mudanças necessárias na formação de profissionais de comunicação para que haja alteração do quadro atual e aspectos da justiça relacionados com o racismo na televisão brasileira.

Comunicação Social

Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

Fonte: SPM GOV

+ sobre o tema

Preconceito racial, discriminação e racismo, distinções de letramento – Por Cidinha da Silva

Certos amigos, aborrecidos, perguntam-me se gosto de tudo em...

Ministério Público solta nota de repúdio contra Reinaldo Azevedo

Associação Paulista do Ministério Público, entidade que representa promotores...

O jornalismo publicitário

Por Marcos Fabrício Lopes da Silva O poema “Relato”, que...

O complexo de viralatas pode nos vacinar contra a raiva da mídia

Jura Passos Nem preciso dizer quantas coisas americanas são adoradas...

para lembrar

Vereadora alvo de ofensa racista: ‘Disseram que era liberdade de expressão’

Em entrevista ao UOL News, a vereadora Paolla Miguel (PT-SP)...

Não queremos mais Marielles

Às vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos, vereadores negros...

Supervisor acusa vereador de Embu das Artes de racismo: “Todo preto fede”

O supervisor Izac Gomes, de 57 anos, acusou hoje...

Cotas no ensino superior: uma política bem-sucedida

Para um país que historicamente se pensava como uma...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=