Google celebra 105º aniversário de Lupicínio Rodrigues

O Google está celebrando o 105º aniversário do cantor brasileiro Lupicínio Rodrigues em sua versão localizada para o Brasil.

Por Renê Fraga, do Discovery

Lupicínio Rodrigues (Imagem: Reprodução/Google Discovery)

“O Doodle de hoje celebra o compositor e cantor brasileiro Lupicínio Rodrigues, cujas canções sentimentais tornaram seu nome sinônimo do gênero musical samba-canção, também conhecido como samba triste ou samba triste”, diz a empresa.

História de Lupicínio Rodrigues

Nascido neste dia em 1914 na cidade de Porto Allegre, Rodrigues era um mestre da música dor-de-cotovelo – que literalmente se traduz como “música da dor do cotovelo” ou músicas que expressam mágoa.

Criado em uma família de meios modestos, Rodrigues morava no estado brasileiro do sul do Rio Grande do Sul, mas suas canções dramáticas foram espalhadas por marinheiros que visitavam sua cidade natal, um popular porto de cruzeiros. “Carnaval”, uma de suas primeiras composições, venceu um concurso quando tinha apenas 14 anos.

A partir das décadas de 40 e 50, seu trabalho foi gravado pelos vocalistas mais populares do Brasil, incluindo Francisco Alves, Orlando Silva, Linda Batista, Nora Ney, Elza Soares, Gilberto Gil e Jamelão – que eventualmente gravaram um álbum inteiro composições.

Questionado sobre a inspiração para seus contos de ciúme, traição e amor perdido, Rodrigues respondeu: “minha vida”. Um livro de memórias da família o citou dizendo: “Sofro muito nas mãos das mulheres, porque sou tão sentimental, mas também fiz fortunas com o que elas fazem comigo. ”

Em homenagem aos seus 80 anos, seu estado natal, Rio Grande do Sul, anunciou o Ano Cultural Lupicínio Rodrigues, uma homenagem à arte duradoura do compositor, cheia de paixão.

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Josephine Baker

Josephine Baker (03 de junho de 1906 –...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

para lembrar

O canto negro de Candeia

Relançamento de três discos do sambista Candeia revelam suas...

Contraprova confirma doping da corredora Simone Alves

Atleta está suspensa por uso do hormônio eritropoietina, que...

Revista elege seleção de 70 como a melhor equipe esportiva da história

Na votação, foram lembrados também o Dream Team dos...
spot_imgspot_img

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

Como as escolas de samba nos ensinam sobre ancestralidade

Desde que foram criadas, escolas de samba têm sido espaços de ensino e aprendizado. Carregam no nome a sua missão: ser escola. Ensinam sobre...

Samba, amor e Hip Hop

A quem nunca viu o samba amanhecer, Geraldo Filme aconselhava que fosse ao Bixiga para ver, ao quilombo da Saracura, à sede da Vai-vai....
-+=