Governo de SP revê de 3 mil para 50 mil público de ato pró-Dilma

PM paulista admite falha ao informar quantas pessoas participaram de manifestação

Do O Globo 

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) admitiu que houve falha na comunicação da Polícia Militar ao divulgar a estimativa de público que participou da manifestação da noite de quarta-feira contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O órgão havia divulgado, inicialmente, que o ato reuniu 3 mil pessoas. Nesta quinta-feira pela manhã, porém, a Polícia Militar, que está subordinada à SSP, informou que 50 mil pessoas estiveram no protesto.

Procurada no início da noite de quarta-feira, a secretaria disse que a manifestação, inciada na Avenida Paulista, tinha 3 mil pessoas. A pasta manteve o mesmo número até o final do ato, às 21h. Os organizadores calcularam em 70 mil o total de presentes.

“O registro de 3 mil manifestantes refere-se ao início da manifestação, atingindo 50 mil manifestantes no seu ápice, pela contagem da PM”, diz nota publicada no site da Secretaria de Segurança Pública, no final da manhã desta quinta-feira.

Questionada, a SSP explicou, também em nota, que a medição de público da Polícia Militar é realizada através de uma ferramenta tecnológica chamada Copom Online, que utiliza recursos de mapas e georreferenciamento, baseadas nas imagens de câmeras de monitoramento.

“A Secretaria da Segurança Pública esclarece, ainda, que houve um problema de comunicação na PM ao divulgar a estimativa de manifestantes no protesto de quarta-feira”, admitiu, por fim.

Com a revisão, a manifestação pró-Dilma ultrapassou em público o ato a favor do impeachment, ocorrido no último domingo, que teve, segundo a PM, 30 mil pessoas.

 

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...