Governo lança campanha contra exploração sexual no carnaval

A Bahia foi o estado escolhido pela Secretarias de Direitos Humanos da Presidência da República para o lançamento da campanha nacional contra a exploração sexual de crianças e adolescentes durante o carnaval. Com o slogan “Liga da Proteção – Proteja nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é crime. Denuncie”, a campanha será lançada na próxima quinta-feira (16/2), às 10h30, na Fundação Luis Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia – CAB.

por Eliane Costa

O evento contará com a presença da secretária de Direitos Humanos, Maria do Rosário; da secretária de Igualdade Racial, Luíza Bairros; da ministra da Cultura, Ana de Holanda; do governador da Bahia, Jaques Wagner, além de outras lideranças.

A campanha estará presente em 17 capitais brasileiras. O objetivo da mobilização, segundo a ministra Maria do Rosário, é convocar a sociedade para a responsabilidade de proteger as crianças e adolescentes. “Carnaval é festa, é alegria, diversão, mas é também proteção. Queremos que toda a população esteja atenta ao que acontece com nossas crianças e adolescentes e denuncie qualquer violação, seja através do Disque 100 ou do Conselho Tutelar da sua cidade”, disse.

A ministra explicou ainda que a campanha liderada pelo governo federal pretende formar uma grande rede de atenção e cuidado. “Queremos que todas as pessoas que se preocupam com os nossos meninos e meninas estejam na Liga da Proteção. Quanto maior for essa Liga, mais crianças estarão protegidas nesse carnaval”, enfatizou.

A realização da campanha é uma parceria da SDH/PR estados, municípios, Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que reúne ministérios e outros órgãos da administração federal envolvidos na implementação de políticas integradas que enfrentem a violência sexual. Participam ainda desse colegiado organismos internacionais e representantes da sociedade civil organizada e de empresas.

Durante o período carnavalesco serão distribuídas peças com a arte da campanha divulgando o serviço. As ações serão feitas por meio de marketing, tais como jingle, cartazes, banners, adesivos, camisetas, bonés, dentre outros. A mobilização será realizada em blocos de carnaval, aeroportos, rede hoteleira, bares, restaurantes, rodoviárias e estradas.

De Salvador,

Eliane Costa com informações da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Mulher com a Palavra promoverá segunda edição com a filósofa e escritora Marcia Tiburi

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da...

Precisamos falar sobre como você silencia as mulheres ao seu redor

Quando começamos a falar de cultura do estupro, uma...

Dez romancistas feministas importantes na história da Literatura

Pouca gente sabe, mas a escritora inglesa Virginia Woolf,...

Bloquear os retrocessos no Brasil

A AWID falou com Ana Cernov, coordenadora de programas...

para lembrar

Do medo

"Não fica com medo não que o bicho sente!",...

Conselho Nacional da Mulher diz ser contra Estatuto do Nascituro

O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher manifestou a...

Mulher dá à luz na recepção de maternidade e bebê cai

  Mãe esperava por atendimento na maternidade Nascer Cidadão, na...

SPM prorroga, até 30/8, inscrições para o Pró-Equidade de Gênero e Raça

Empresas e instituições privadas e públicas que promovem...
spot_imgspot_img

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...

Livro Um Defeito de Cor inspira enredo da Portela de 2024

A Escola de Samba Portela gosta de levar para a Passarela do Samba na Marquês de Sapucaí, na região central do Rio de Janeiro, enredos...
-+=