Governo muda comandante da Rota

Secretaria diz que outras áreas da PM também passaram por mudanças.
Tenente-coronel Nivaldo Restivo vai substituir Salvador Madia na Rota.

 

O tenente-coronel Nivaldo César Restivo é o novo comandante das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, além do comando da Rota, outras áreas da Polícia Militar (PM) passaram por mudanças. Restiva vai substituir tenente-coronel Salvador Modesto Madia, que ficou 10 meses à frente da tropa de elite da PM paulista.

A decisão foi publicada nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial do Estado. Nela, foram anunciadas transferências de mais de 50 oficiais “por conveniência de serviço”. A SSP informou que Madia passa a responder pelo comando do 4º Batalhão de Choque, que inclui serviços especiais como o Gate e o COE.

Segundo nota da secretaria, “as mudanças são rotineiras”. “As mudanças decorrem das promoções internas e rotineiras ocorridas três vezes ao ano na PM. As últimas, que aconteceram em agosto, resultaram na publicação das transferências hoje, no Diário Oficial do Estado”, afirma a SSP. A Polícia Militar publicou promoções e transferências de 122 oficiais superiores, entre eles 75 tenentes-coronéis.

O tenente-coronel Madia é um dos réus pelas mortes dos 111 presos no caso que ficou conhecido como massacre do Carandiu, em 1992. Na época, o então tenente negou as acusações de que ele e a tropa tenham executado os presos após uma rebelião. O processo está parado na Justiça no aguardo de laudos periciais.

Madia havia tomado posse em 22 de novembro de 2011 e, em entrevista ao G1, disse à época que o confronto com bandidos não era prioridade do grupo. Ele havia substituido o coronel Paulo Telhada, atualmente candidato a vereador pelo PSDB.

Letalidade
Sob o comando de Madia, a Rota matou 65 pessoas entre janeiro e agosto de 2012, segundo a Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo. O número representa aumento de 20% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram mortos 54 suspeitos.

O levantamento da Ouvidoria ainda não incluiu os dados de setembro, que acrescentarão ao menos mais nove mortes ocorridas em Várzea Paulista, durante ação da Rota em uma chácara, e a morte de dois homens, em Parelheiros, suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas.

Nas duas ocorrências, os agentes alegaram que os casos foram de resistência à prisão seguida de morte, e que só revidaram os disparos para se defender. Para o ouvidor Luiz Gonzaga Dantas, a média de cerca de 8 mortos por mês preocupa por representar aumento no índice de letalidade da Rota.

Estatísticas
A mudança ocorre um dia após o governo anunciar os dados mensais relativos às estatísticas da segurança no estado. Segundo a SSP, os homicídios tiveram alta de 15,2% no mês de agosto em relação a julho na capital paulista. No período, foram cometidos 106 assassinatos na cidade de São Paulo, contra 92 no mês anterior.

A alta é a mesma em comparação ao mesmo mês do ano passado, também 92 assassinatos registrados: 15,2%. No acumulado do ano, o total é de 785 mortes violentas na capital. De janeiro a agosto de 2011, 680 homicídios tinham sido registrados. A elevação na comparação entre os dois períodos é de 15,44%.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Observatório de Favelas propõe protocolo de atuação de polícia nas comunidades

A organização Observatório de Favelas apresentou hoje proposta...

“O grande medo dos alunos era o caveirão”

Como a lógica de guerra operada pelo Estado...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=