Graciela Soares se inspira na obra de Carolina Maria de Jesus para o lançamento de single inédito

Despejo é o primeiro trabalho autoral lançado pela cantora e compositora paulistana, que mostra os desafios de ser uma mulher preta, mãe e trabalhadora. Considerada uma das principais vozes da música brasileira, Graciela Soares tem em seu principal campo de pesquisa musical a exploração das possíveis sonoridades vocais junto com a experimentação rítmica.

A partir do 7 de junho, a cantora e compositora Graciela Soares apresenta nas principais plataformas de áudio o seu primeiro single autoral Despejo, confira o link do Save The Date https://onerpm.link/981596907839. Baseado em um trecho do livro Quarto de Despejo da escritora Carolina Maria de Jesus, a canção Despejo conta com a parceria musical de Marcos Soares e Henrique Braga.

Graciela Soares – Foto: Territórios Produções Culturais

Depois de muitos anos se apresentando em diversos trabalhos coletivos, entre eles o projeto Corredeiras com Pedro Barsa e o coletivo Čao Laru, a cantora paulistana mergulhou na própria história para entrar em estúdio e gravar sua primeira música autoral. “Eu me influenciei muito na história de força da Carolina Maria de Jesus, que tem muita relação com o que eu vivo no meu dia a dia e decidi me expressar através de Despejo” conta ela.

Pautada pelos ritmos da música brasileira, a obra traz relatos e desabafos de uma mulher preta, mãe e que vive os desafios de sobrevivência de seu dia a dia. “Ter onde morar, parede e teto para chamar de lar. Ter o meu lugar e dentro dele poder me encontrar. Vou desenhando um plano para sobreviver, dia após dia, noite dorme e depois outra vez”, diz um dos versos da obra.

Graciela Soares – Foto: Territórios Produções Culturais

Estudiosa da cultura africana e de sua ancestralidade, Graciela Soares e seu grupo Tihangana, formado pelos músicos Marcelo Santhu e Otis Selimane, fizeram recentemente uma pesquisa minuciosa sobre o disco “O Canto dos Escravos” (1982), de Tia Doca, Geraldo Filme e Clementina de Jesus.

Esse álbum é fruto dos saberes linguísticos e de resistência de povos negros escravizados nos séculos 17 e 18, mais especificamente na região de Minas Gerais, e foi transformado em um documentário apresentado pelo projeto Música no Quintal e os Vissungos, disponível na página do Youtube do projeto Musica no Quintal.

Graciela Soares – Foto: Territórios Produções Culturais

Sobre a artista

Graduada em música popular na Unicamp, Graciela Soares é mãe, educadora musical e cantora nos projetos: Banda Adube, Cao Laru, Projeto Corredeira, Grupo Migrantes da Marginal e Bloco Nu Vuco Vuco. A participação em diversos trabalhos artísticos caracteriza sua música com influências de diferentes estilos e estéticas. A exploração das possíveis sonoridades vocais junto com a experimentação rítmica é um dos campos da sua pesquisa musical.

Serviço

Lançamento do single Despejo, de Graciela Soares

A partir do dia 7 de junho de 2024

Nas principais plataformas de áudio: https://onerpm.link/981596907839

+ sobre o tema

Informe da Seppir – Novembro Mês da Consciência Negra

Novembro Mês da Consciência Negra O Dia Nacional da...

“O que é empoderamento”?

“O que é empoderamento”? escrito pelaArquiteta e Urbanista Joice...

Um possível chapa, Emicida lança clipe com mulheres que tiveram filhos mortos por PMs

Leandro Roque de Oliveira, o rapper Emicida, lançou nesta...

Naira Lilian foi feirante e vira aposta das passarelas na SPFW: ‘venho de uma realidade diferente’

Logo em sua primeira temporada, Naira Lilian fechou exclusividade...

para lembrar

São Paulo adere ao Sistema Nacional de Cultura

  Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, ministra...

Joaquim Barbosa: Imensa dor

Desfalque no STF (Supremo Tribunal Federal): o ministro Joaquim...

Hoje na História, 15 de janeiro de 1929, nascia Martin Luther King

Hoje na História: 15 de janeiro de 1929, nascia...
spot_imgspot_img

Neguinho da Beija-Flor se despede da Sapucaí e chora ao falar sobre doença

Voz oficial da agremiação azul e branca de Nilópolis desde 1976 e vencedor de 14 títulos com a escola, Neguinho da Beija-Flor revela um...

Carnaval em Salvador comemora os 40 anos da axé music

O auge do Axé como fenômeno do mercado fonográfico ocorreu paralelamente à tensão com a música independente baiana. Artistas que não se identificavam parcial ou...

Tuiuti canta Xica Manicongo e a transexualidade na Sapucaí

Xica Manicongo, a primeira negra travesti escravizada que se tem notícia no Brasil, terá sua história contada no espetáculo considerado um dos maiores do...
-+=