Griôs da Dança: fortalecimento das mulheres negras capixabas

Griôs da Dança. Com a idéia inicial de praticar a dança afro-brasileira nas salas do Museu Capixaba do Negro, mulheres negras veteranas no movimento de negras e negros de Vitória/ES começaram um encontro semanal que rapidamente se transformou num dos mais ativos movimentos da capital capixaba.

Enviado por Ariane Celestino Meireles via Guest Post para o Portal Geledés

A roda das Griôs começa com uma apresentação nominal, onde cada uma fala de si e “convida” para a roda mulheres ausentes que foram significativas para suas vidas. Este convite às vezes é verbal, outras vezes apenas mentalizado. E ali começa a energia das mulheres a reverberar em toda a sala de dança. São convidadas mães, avós, benzedeiras, artistas, crianças, professoras e outras e outras mulheres. Aquelas que fizeram cafuné nos seus cabelos crespos quando crianças. Aquelas que ofereceram um pedaço do bolo de fubá quando o cheirinho invadia a rua. Todas entram na roda e a dança dos Orixás começa, sempre embalada por uma voz feminina, variando de Clementina de Jesus a Clara Nunes, passando por outras artistas que emprestam seus cantos ao grupo das Griôs da Dança, incluindo as artistas negras locais. Após uma hora de dança, a roda continua com as histórias de mulheres negras inspiradoras para a vida de todas.

A dança afro para mulheres, que transformou-se no grupo aberto Griôs da Dança, teve seu começo com mulheres acima de 40 anos que desejavam reunir-se para terem as companhias umas das outras, fortalecerem-se e exercitarem-se por meio da dança. A contação de histórias foi a marca principal do pequeno grupo dançante, que rapidamente cresceu quando diversas mulheres jovens e até crianças passaram a frequentar os encontros. E só enriqueceram o que já estava bom.

Nesses encontros, muitas mulheres negras revelaram terem-se reconhecido negras a partir das histórias ouvidas, assim como passaram a respeitar as tradições religiosas e culturais das populações negras a partir das danças dos Orixás. Estas mulheres, com vozes firmes e bastante fortalecidas, levam para as rodas suas próprias histórias de submissão somente ali reveladas. E falam das estratégias de enfrentamento das submissões vividas. Levam também histórias de outras mulheres que passaram a pesquisar a partir dos estímulos recebidos nos encontros. Assim foram conhecidas na roda as histórias de vida de Nina Simone, Benedita da Silva, Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzáles e tantas outras mulheres negras da cidade, do país e do mundo.

O coletivo das Griôs da Dança, nascido em maio de 2014, continua a revelar histórias inspiradoras de mulheres que passam a compor a vida de cada uma. Assim, o enfrentamento ao racismo e às outras opressões passam a ser um compromisso delas consigo mesmas e também em respeito às demais mulheres que as compõem. E continuam a dançar, a contar histórias e a mudar vidas. Para melhor.

A bênção a todas as Griôs, com desejo de vida longa!

Ariane é professora de dança afro-brasileira; mestra em política social; ativista dos movimentos sociais de negras e negros do Espírito Santo.

+ sobre o tema

Barça bate Milan, mas é Ronaldinho Gaúcho quem leva troféu para casa

Na volta ao Camp Nou, craque é ovacionado pela...

Literatura Africana Contemporânea

A literatura africana contemporânea não tem recebido, especialmente...

MODA E ARTE AFRO – Artes Visuais da Bahia

  Washinton José, o Yosh, é apontado como uma das...

A Natureza e seus significados entre adeptos das Religiões Afro-Brasileiras

  As religiões afro-brasileiras são reconhecidas como religiões de matriz...

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Sobre a solidão da mulher negra

Esse texto é sobre a solidão da mulher negra. Por Albertina...

ThoughtWorks lança campanha de inclusão de pessoas negras na tecnologia

Ação envolve recrutamento de pessoas desenvolvedoras negras e página...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...
-+=