Guarani-Kaiowá: à margem dos direitos

Não se passa um mês sem que a Anistia Internacional receba novas denúncias de violações contra as comunidades Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul. Ao longo da última década, nossa organização registrou assassinatos, ameaças de morte contra líderes indígenas, trabalho escravo, desnutrição, remoções violentas e a destruição de plantações e propriedades. Com processos judiciais emperrados, mais de mil famílias vivem à margem das rodovias. Têm sido ameaçadas por seguranças contratados para impedi-las de tentar reocupar suas terras, e sofrem com problemas de saúde por causa da vida em abrigos temporários, sem assistência médica. Além disso, muitos foram mortos e feridos em acidentes de trânsito.

Por Patrick Wilcken, da Anistia Internacional 

A situação é crítica, e ainda assim as autoridades continuam a adiar a demarcação das terras dos Guarani-Kaiowá. Pouco foi feito até agora, apesar de em abril de 2010 a Funai e o Ministério Público Federal terem assinado um Termo de Ajustamento de Conduta, (TAC) para identificar 36 de suas terras ancestrais (pequenas ilhas espalhadas pelo sul do estado). Enquanto esse impasse persistir, as comunidades dos Guarani-Kaiowá estão em risco.

É hora das autoridades enfrentarem essa situação com urgência. Mas em vez disso, há sinais preocupantes que interesses econômicos e projetos de desenvolvimento acabaram com qualquer decisão que significasse o direito dos povos indígenas às suas terras. Em julho, a publicação da controversa Portaria 303 minou de forma severa o direito constitucional dos povos indígenas às suas terras, abrindo a possibilidade de que mesmo terras que já tenham sido demarcadas possam ser revistas. Ainda mais séria é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que está no Congresso, e se aprovada transferiria a demarcação de terras da Funai para o Legislativo, com consequências desastrosas.

O Brasil foi um dos países-chave na elaboração da Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas, que o país assinou em 2007. É parte da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, que assegura os direitos dos povos indígenas às suas terras ancestrais e convoca os Estados a estabelecer mecanismos para reconhecê-los e defendê-los nos tribunais. A Constituição brasileira (1988) também confirma esses direitos e a responsabilidade do Brasil em demarcar as terras indígenas.

A situação dos Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul destaca-se hoje como uma das mais flagrantes violações de direitos que são protegidos por normas domésticas e internacionais. Mesmo assim, no passado representantes do governo brasileiro afirmaram à Anistia Internacional que uma solução para a situação no Mato Grosso do Sul é possível. Quanto mais as autoridades continuarem a adiá-la, mais vidas serão perdidas.

+ sobre o tema

MP denuncia equipe de navio por torturar camaronês no Paraná

Dezenove tripulantes foram denunciados por tortura, racismo e tentativa...

Índios anunciam suicídio coletivo no MS

Por Felipe Patury, Época Uma carta assinada pelos...

Unesco cobrará explicações sobre decisão de demolir Museu do Índio

Por: Daniela Fernandes     A Organização das Nações Unidas para a...

para lembrar

Estatuto da Juventude irá tramitar em regime de urgência

O Estatuto da Juventude vai tramitar em regime...

As identidades indígenas na escrita de Daniel Munduruku

  SANTOS, Waniamara J. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Resumo: Conforme...

Índios proibidos de comer na escola

Vários casos de racismo e intolerância envolvendo alunos...
spot_imgspot_img

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=