Gustavo Gomes da Silva, 10 anos, fruto do orgulho racial e da luta contra a intolerância

Conheça o estudante Gustavo Gomes da Silva, de 10 anos, que tem a MELHOR mensagem aos intolerantes do Brasil

por Thiago de Araújo no Brasil Post

Reprodução/Youtube

Não é segredo para ninguém que o Brasil vive um momento de intolerância e polarização da sociedade, seja no campo social, política ou religioso. Para combater isso, o que resta? A educação. Não, a opinião não é só nossa.

O menino Gustavo Gomes da Silva tem apenas 10 anos, é negro, mas certamente tem mais noção do que muita gente que você conhece. Quer uma prova? Eis o que ele respondeu sobre o incentivo à cultura africana nas escolas.

“Eu já conhecia algumas outras histórias africanas. Eu acho que é muito bom, gosto muito das histórias africanas, gosto de ouvir, contas, às vezes até de fazer. Se eu sou mesmo afrodescendente, esse afrodescendente gosta de contar, de fazer história, porque mesmo que não apareça a moral, como nas fábulas, (elas) têm uma moral ali escondida que você toma (para si). Você aprende a ser humilde, a ser forte, aprende a respeitar os outros, assim como a gente deve ser”.

E não foi só. Para Gustavo, ler sobre a cultura africana desde cedo ajuda não só aos afrodescendentes, mas todos os estudantes. A resposta dele sobre o racismo e a intolerância é a MELHOR!

“Acho que aprendem a respeitar, aprendem que ninguém pode viver sozinho, viver isolado. Todo mundo tem que estar em conjunto, em uma equipe bem grande, para a gente combater o preconceito, a fome, combater praticamente tudo. Sempre se cria um debate, sempre vai haver alguém que é racista, que vai ter uma opinião diferente, por isso que eu gosto de sempre aprender alguma coisa, não para debater com ela, mas mostrar como que é ser negro, mudar o ponto de vista da pessoa como você se vê.

Você saber pedir, saber respeitar não é ser fraco. Ser fraco é você não pedir, não respeitar, não ajudar para não parecer fraco. Isso é ser fraco. Nunca é bom ser arrogante com as pessoas, nunca é bom tentar debater com a pessoa para deixar ela no chão, você tem que fazer a pessoa ver o seu ponto de vista. Isso vai mostrar para a pessoa que ‘você é negro, você é isso, você é aquilo’, não. Sou negro, mas eu tenho dois olhos, dois braços, duas pernas, dois rins, um pâncreas, um fígado, tudo o que você tem. O que muda é a cor da pele e a personalidade, porque o caráter é a única coisa que em quase nada pode mudar”.

As declarações de Gustavo foram feitas pela reportagem da Rede TVT, durante uma matéria sobre o Projeto Leituraço, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em 2014. A reportagem do ano passado voltou a viralizar nas redes sociais nesta semana.

Gostou do Gustavo? A TVT fez uma segunda reportagem sobre ele, mostrando que o combate ao racismo começa também em casa.

Quanto à intolerância, o exemplo de Gustavo mostra que há esperança.

+ sobre o tema

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

STJ suspende todas liminares do Enem e Sisu

As liminares concedidas em todo o país garantindo...

Cai qualidade das escolas estaduais do Grande ABC

Por: Camila Galvez     O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação...

Sancionada lei que prevê apoio a indígenas na educação superior

O apoio ao acesso de povos indígenas ao ensino...

para lembrar

Trabalhe no Instituto Moreira Salles

IMS Paulista Do IMS Em julho de 2017, o Instituto Moreira...

Jamais sofra calado. Negro!

Se você ficar calado sobre sua dor, eles o...

Veja 8 pontos de destaque na nova base curricular do ensino fundamental

Com atraso e sem tratar do ensino médio, Base...

Repita Comigo: Racismo Reverso Não Existe

Uma das coisas mais comentadas nos últimos anos é...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=