Harmonia marca reencontro entre veteranos da final da Copa de 58

Abraços, sorrisos e lembranças marcaram o reencontro emocionado de jogadores suecos e brasileiros, 54 anos depois da conquista do primeiro título mundial da seleção brasileira na Suécia.

A entrada dos jogadores brasileiros no estádio foi recebida, em tom de brincadeira, com uma sonora vaia de Agne Simonsson – o jogador que foi o autor do segundo gol sueco na final contra o Brasil. Aos risos, ele foi o primeiro a ser abraçado por Pelé.

– Sou um homem de três corações, mas é uma emoção grande estar aqui – disse Pelé numa referência à sua cidade natal de Três Corações (MG) ao voltar ao gramado de Råsunda junto a 11 finalistas da Copa de 1958 na Suécia.

– O Brasil começou aqui. Råsunda e a Suécia representam tudo para mim. A minha vida começou aqui. Agora, temos a grande responsabilidade de ganhar a nossa sexta Copa do Mundo – observou.

– Garrincha está lá no céu, olhando para nós aqui – acrescentou.

Entre os quatro campeões brasileiros da geração 58 presentes, o reencontro uniu Pelé (71 anos), Mazzola (74), Pepe (77) e Zito, 80 anos. Os finalistas suecos eram oito senhores de cabelos brancos: Kurt Hamrin (77 anos), Agne Simonsson (77), Reino Börjesson (83), Sigge Parling (82), Bengt Gustavsson (84), Åke Johansson (84), Bengt Berndtsson (79) e o reserva Owe Ohlsson (74).
Hoje preso a uma cadeira de rodas, Agne Simonsson foi vítima de um derrame cerebral há três anos e fala com dificuldade. Mas ainda se lembra do gol:

– Sim, sim – exclamou, entusiasmado, tentando expressar com gestos o que não conseguia dizer com palavras à BBC Brasil.

Emoções e reis

Debilitados pela idade, dois outros jogadores suecos entraram no estádio apoiados por bengalas – Åke Johansson e o ex-zagueiro Sigge Parling, que ainda se recorda da sensação que teve diante do mito Pelé:

– Quando Pelé marcou o quinto gol do Brasil, eu não queria mais marcá-lo. Só tinha vontade de aplaudi-lo – disse Åke.
Por outro lado, outro atacante sueco da final de 58, Kurt Hamrin, revelou não ter ficado tão impressionado assim com o camisa 10 brasileiro.

– Didi era o melhor. Primeiro, Didi. Em segundo lugar, Nilton Santos. Em terceiro, Bellini. Pelé era muito jovem e percebemos que iria se transformar em um grande jogador, mas na Copa de 58 ele não era o melhor. Depois, Pelé se transformou em um lendário jogador, e na minha opinião ele é a pessoa que mais fez pelo futebol na condição de embaixador do esporte – disse Hamrin, que hoje vive em Florença, na Itália, onde chegou a jogar em cinco clubes, incluindo Juventus, Fiorentina e A.C. Milan.

Já para o “rei do futebol”, Pelé, a lembrança mais marcante daquele dia da final foi o encontro com o rei sueco, Carl Gustaf XVI:
– O que mais me impressionou foi que o rei desceu ao gramado para apertar a minha mão. Foi a primeira vez que um rei me cumprimentou – disse Pelé, que assim como Garrincha tinha começado a Copa de 1958 no banco dos reservas e terminado, aos prantos, como ídolo.
– O nome Råsunda nunca vai morrer no Brasil – proclamou o rei do futebol.
Ao entrar no gramado nesta terça-feira, Zito se surpreendeu:
– O estádio parece que foi feito de novo. Está novíssimo – disse ele, que divide com Pelé um dos momentos mais marcantes do dia da final de 58: “Foi quando o rei me abraçou”.

Friends Arena
De Råsunda, os jogadores foram levados para conhecer a Friends Arena, o novo estádio que substituirá o antigo campo de 58.
– O novo estádio é fantástico. Pena que estou velho demais para jogar em uma catedral do futebol como essa – disse o ex-atacante Kurt Hamrin.

Em 1958, a final da Copa terminou com a torcida sueca aplaudindo a seleção brasileira, num Råsunda lotado por 50 mil pessoas.
Em torno do estádio nesta terça-feira, bandeirinhas comemorativas decoram as ruas com os dizeres “Suécia e Brasil, último duelo da seleção no Estádio Råsunda”. Nesta quarta-feira, Brasil e Suécia se enfrentam em Råsunda numa espécie de reprise da final de 58, antes de o estádio ser demolido no ano que vem.

Segundo a Federação Sueca de futebol, praticamente todos os 33 mil ingressos para o amistoso já foram vendidos.
Único sobrevivente do Comitê Organizador da Copa daquele ano, , Bengt Ågren de 82 anos, relembrou o dia da final.

– Eram seis horas da manhã quando me ligaram do (estádio de) Råsunda, e avisaram: está chovendo. Havia dois centímetros de chuva no gramado, tudo estava molhado. Falei um palavrão naquela hora. Havíamos tido 22 dias de sol, e justamente naquele dia, na final contra o Brasil, chovia. Mandamos gente às pressas para retirar a água. Mas quando a partida começou, a chuva tinha parado – disse.
Ele conta que os suecos torciam por um milagre:

– Já era quase inacreditável termos chegado à final da Copa. Então, todos esperavam que um milagre pudesse acontecer: a Suécia vencer o Brasil.

Bengt lembra que o comitê sueco da Copa chegou a vaticinar a vitória brasileira, antes de a Suécia ter se classificado para a final:
– Eu e o restante do comitê sueco assistimos à semifinal entre Brasil e França (com placar de 5 a 2 para o Brasil), que em minha opinião foi a melhor partida de todas. No final, nós todos dissemos: os brasileiros vão vencer a Copa – contou Bengt.

Naquele momento, segundo ele, a seleção sueca disputava a semifinal contra a Alemanha em Gotemburgo, que garantiria a vaga na final contra o Brasil.

No dia da final em Råsunda, alguns jogadores estavam nervosos, lembrou Bengt:
– Já outros, que haviam conquistado o terceiro lugar na Copa de 1950 no Brasil, eram mais experientes, estavam mais confiantes. Para o povo da Suécia, já tinha sido uma façanha ver a nossa seleção chegar à final. Mas havia esperança, entre todos nós.
Entre as tantas memórias daquele dia de 58, uma das que mais marcou tanto Kurt Hamrin como Bengt Åre foi a euforia brasileira:
– A imensa felicidade dos jogadores do Brasil, correndo em volta do estádio com uma enorme bandeira sueca, é inesquecível. Depois disso, Råsunda virou um lugar sagrado para o Brasil – disse Bengt Åre.
– Me entristece saber que Råsunda será demolido. Mas entendo que é necessário ter uma nova arena – ponderou.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Corpo de Armando Nogueira é velado no Maracanã

O velório do ex-diretor da Central Globo de Jornalismo...

Lesionado, Bolt só volta às pistas no próximo ano

Fortes dores nas costas atormentam velocista Usain Bolt...

Com pouca vontade nos treinamentos, Robinho irrita técnico do Milan, diz jornal italiano

Massimiliano Allegri não está nada contente com a falta...

SELEÇÃO BRASILEIRA: Ronaldinho e Robinho se apresentam durante primeiro treino

  O primeiro treino da Seleção Brasileira em Doha, nesta...

para lembrar

Kobe se despede com show e emoção em noite de virada incrível dos Lakers

A quarta-feira (13) foi histórica para o basquete. O...

Rei Pelé aprova permanência de ‘príncipe’ Neymar na Vila

Por Julyana Travaglia Ex-atleta relembra que passou maior parte da...

Um outro olhar – Livro de fotografias mostra como pessoas da Nigéria veem a si mesmos

Um livro sobre fotografia contemporânea da Nigéria, com cenas...

África – A origem das lutas marciais

África- origem das lutas marciais – a arte do...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=