História de casal inter-racial de filme “Loving” ainda ecoa hoje, diz elenco

A história contada em “Loving”, filme baseado na vida de um casal inter-racial que foi condenado à prisão por se casar nos Estados Unidos dos anos 1950, ainda ecoa hoje, disseram integrantes do elenco na estreia norte-americana da produção, que aconteceu na quinta-feira.

Do Yahoo 

O filme se concentra na história de Richard Loving, um branco, e Mildred Loving, uma negra, que deixaram seu lar no Estado da Virgínia, onde o casamento entre pessoas de raças diferentes era ilegal, para se casar em Washington, em 1958.

mildred-and-richard-loving

Ao voltarem para casa, eles primeiro foram sentenciados à prisão e então banidos. O casal voltou para Washington, mas teve dificuldade para se adaptar à vida na capital e mais tarde abriu um processo contra o governo da Virgínia. O veredicto da Suprema Corte em 1967, que pôs fim a seu caso, legalizou o casamento inter-racial em todo o país.

“Dois seres humanos fazendo algo juntos em um espaço particular que não é ameaçador e não é destrutivo, e ainda assim não podem fazê-lo”, disse o ator australiano Joel Edgerton na estreia, comentando um debate sobre o casamento homossexual em sua terra natal.

loving-movie-2

“Na verdade não é um filme de época. É um filme que tem muito a ver com o presente.”

A produção foi muito aclamada nos festivais de cinema de Cannes e Toronto neste ano e já está cotada para o Oscar. O diretor norte-americano Jeff Nichols, conhecido por “Amor Bandido”, de 2012, e o ator e produtor britânico Colin Firth estavam no tapete vermelho em Los Angeles.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...