Justiça condena governo Alckmin e proíbe PM de usar bombas e balas de borracha em protestos

Em decisão tomada dia 19 pelo juiz Valentino Aparecido de Andrade, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o governo do estado de São Paulo foi condenado pela violência policial durante as manifestações de 2013.

no Jornal GGN

passelivreviolenciapm

O juiz determinou o pagamento de R$ 8 milhões em indenizações e também a formulação de um plano de atuação dos policiais em protestos.

A ação começou a tramitar em abril de 2014, e a Defensoria Pública apontou inúmeras violações de direitos constitucionais, como o de reunião e de liberdade de expressão.

Os R$ 8 milhões são devidos por dano moral coletivo e correspondem a oito manifestações, nas quais a PM foi acusada de usar desproporcionalmente a força. O juiz também afirmou que o plano de atuação deverá conter determinações como a identificação visível na farda dos policiais.

Em sua sentença, Andrade escreveu que “o Estado não pode ser ele o agente repressor que, a pretexto de proteger a segurança pública, agindo com excesso, crie as condições adequadas a tornar o protesto agressivo, atuando, pois, como a verdadeira causa da violência que envolve os manifestantes”.

O magistrado também citou o uso de “instrumentos inadequados às circunstâncias (balas de borracha, gás lacrimogênio e armas de grosso calibre à mostra)”, afirmando que a PM não estava “preparada para lidar com as manifestações populares”.

O juiz ressaltou que o “demasiado grau de violência” atingiu não só os manifestantes, mas também outras pessoas que estava trabalhando, como os jornalistas que cobriram os protestos.

+ sobre o tema

Um recorde de candidaturas negras

Foi manchete na grande mídia que, nas eleições de...

Manifesto de Reitores das Federais: Brasil está no Rumo Certo

Reitores de universidades federais brasileiras divulgaram um manifesto...

STF vai julgar Marco Feliciano por estelionato

    No ano passado, ministro relator pediu...

Que horas ela volta?: Com medo de Jéssica

Há quem ache Jéssica arrogante e há quem ache...

para lembrar

Alemã de 40 anos dá à luz gêmeas negra e branca

Chance deste tipo de parto ocorrer é de uma...

Editora da Caros Amigos ganha Prêmio Vladimir Herzog

por Lúcia Rodrigues A editora da Caros Amigos, Tatiana...

“Estamos assistindo a uma espécie de revanche das elites”

O dominicano Xavier Plassat, um dos líderes da luta...

O Negro

  Por Rosa Montero, para o diário espanhol El País,...

Brasil convida mecanismo da ONU ao combate do racismo na atuação policial

A sociedade civil brasileira obteve uma importante vitória com a notícia de que o Brasil receberá um grupo de especialistas das Nações Unidas (ONU)...

Justiça decide não indiciar policiais que mataram homem negro com 46 tiros nos EUA

Os oito policiais envolvidos na morte de Jayland Walker, homem negro morto com 46 tiros, não serão indiciados criminalmente, anunciou o procurador-geral de Ohio, nos Estados...

PM acusado de matar a menina Ágatha Félix vai a júri popular após 4 anos

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o PM Rodrigo José de Matos Soares, acusado de matar Ágatha Félix (8) no Complexo do...
-+=