Histórias que Lobato não contou.

Lançada no Rio Coleção Mãe África de Maurício Pestana

Crianças protagonizaram o Lançamento da Coleção de Livros MÃE ÁFRICA, de Maurício Pestana, no Rio de Janeiro.

O Castelinho do Flamengo, na manhã de sábado, 15/09, não poderia ser o cenário mais apropriado para o lançamento dos livros infantis de Maurício Pestana. As crianças, dezenas delas! Felizes, atentas, em paz com a sua cor, sua estética e antenadas com as mil possibilidades de pentear os cabelos …usando e abusando das cores em suas vestes…curiosas , bagunçavam a mesa, repleta de livros “com a sua cara”! Eram as suas histórias contadas ali.

Os pais e amigos, que eram muitos, também fizeram parte dessa festa. A iniciativa do evento foi da Livraria KITABU. Além de oferecer vasto cardápio em títulos da literatura afro-brasileira, caprichou nos petiscos, frutas, sucos e farta distribuição de doces para a criançada! Salve os erês!

Pestana é um brasileiro que nos orgulhamos muito… Publicitário, Cartunista , Escritor e Roteirista com reconhecimento internacional pelo seu trabalho contumaz na luta por Direitos Humanos e pela erradicação da discriminação racial. Na Coleção MÃE ÁFRICA, Pestana assina as ilustrações e apresenta os Deuses, mitos e lendas, enraizados nos alicerces da cultura brasileira. Uma literatura instigante e reveladora para as nossas crianças.

Eu já garanti os exemplares das minhas sobrinhas(os)! A fila foi grande para receber os autógrafos. Me juntei as crianças, brinquei, curti a apresentação de violino do menino “Teo” e tietei “os nossos” com eles “olha lá aquele moço do Globo Ciência!” (Era o Alexandre Henderson)- dizia um; “Caraca, é a Zezé” (personagem da atriz Cacau Protásio, na novela Global)- gritava a outra! Ai que delícia!

Até esqueci do nosso “acerto de contas” com Monteiro Lobato (Não houve acordo na audiência de Conciliação, do Mandado de Segurança expedido contra a Presidência da República, em 11/09 – no Supremo Tribunal Federal. Adiado para 25/09, esperamos, no mínimo, dadas as circunstâncias, que se publique uma nota explicativa de acordo com as contribuições dadas, em plenária na OAB/RIO (31/08), “Prevaleceu o posicionamento no sentido de não ser desejável a censura da literatura de Monteiro Lobato. Entretanto, que haja uma contrapartida que “compense” eventuais/ possíveis danos gerados à auto-estima da coletividade da população negra. Uma dessas compensações é a implementação de uma orientação anti-racista através da formação continuada do educador que é o gestor na sala de aula.” . Na verdade, o que se pede é que se cumpra o primeiro parecer dado pelo MEC (15/2010). O bom disso tudo é que no seu exercício de cidadão, O Prof. Antônio Costa Neto, trouxe a tona, em denuncia à Ouvidoria da SEPPIR, o fato de que Monteiro Lobato é racista e condena a distribuição do Livro ” As Caçadas de Pedrinho”, sobretudo com o dinheiro público!!!

Não tinha me dado conta do figurino que utilizei naquela manhã até me deparar com a pequena Carol, com seu sapato de boneca ( o dela rosa e o meu branco), vestidinho curto, florido, alegre e nossos cabelos soltos, livres do racismo! Era um ambiente encantador e livre (confesso que me deu vontade de sentar no chão, na roda de leitura com a Contadora e Histórias… mas me veio a lembrança da cara brava da mamãe me chamando de sem modos!). Adoroooooo!!!!!

Tenho certeza que Pestana voltou pra casa mais feliz do que o costume, contagiado por aquela atmosfera que ainda contou com presença ilustres como Altair Veloso, Naira Fernandes, Carlos Medeiros e Débora Medeiros, Katleen Conceição e filhota, Gecilda Esteves, Ana Carolina Lima, Cacau Protásio, Alexandre Henderson, Ebla Marcondes, Ana Cristina Souza, Helô, Fernanda e Zora Felisberto, Milonga… e mais um montão de gente boa!!!!

Além da presença do CULTNE (Don Filó) e do Movimento&Mídia, AFROPRESS e MAMATERRA registrando tudinho pra vocês!

Até a próxima!

+ sobre o tema

A figura do negro em Monteiro Lobato – por Marisa Lajolo

Para Octávio Ianni Resumo Este artigo analisa diferentes e contraditórias representações...

Sem acordo conciliação para liberar obra Lobato acusada de racismo

Terminou novamente sem acordo a audiência de conciliação em...

Debate sobre Monteiro Lobato e o racismo

O Encontro BRAVO! conta com a presença dos jornalistas...

Tia Nastácia: o STF julga, dia 15, livro de Monteiro Lobato

O plenário do STF julga agora, dia 15, um...

para lembrar

Profissão Cartunista

“Cartunista não pode crer em deuses nem em astronautas,...

A cor do PIB brasileiro

Um recente trabalho realizado pela BBC Brasil traçou o...

Debate sobre Monteiro Lobato e o racismo

O Encontro BRAVO! conta com a presença dos jornalistas...

Tia Nastácia: o STF julga, dia 15, livro de Monteiro Lobato

O plenário do STF julga agora, dia 15, um...
spot_imgspot_img

Maurício Pestana: Quando o racismo se torna entretenimento

Desde a explosão midiática do caso de George Floyd, falar, opinar, criticar ou denunciar atos de racismo nunca esteve tão em moda. Seu assassinato à luz do dia...

Da Black Rio à prisão na ditadura, Dom Filó quer criar a ‘Netflix negra’

De engenheiro civil, DJ, MC, produtor cultural, jornalista, apresentador e documentarista. "Tudo isso me define", conta Asfilófio de Oliveira Filho, o Dom Filó, aos...

No país dos deputados “negros” que são brancos

Diversidade, inclusão, pluralidade, equidade, enfim, são várias as denominações que podemos encontrar para definirmos uma só coisa: o desejo de uma sociedade mais igualitária e...
-+=