Holanda: Atores negros palcos brancos

“Ainda somos um público branco.  Se você estiver olhando um elenco de negros, ainda estará olhando algo que, de certo modo, é estranho.  Olhamos os negros com um olhar branco”, disse um ator branco, durante uma discussão na TV sobre atores negros em peças de teatro..

Isto ocorreu, na Holanda, por ocasião de uma discussão entre um ator negro e dois diretores brancos.  O antecedente foi o fato de que o único ator negro do elenco considerou racistas alguns dos elementos do diálogo da peça.  Ele tinha de dizer: “Ela é da cor de estrume”, o que remete à cor de uma mulher negra.  A fala acabou sendo alterada.  

Durante a discussão, foi exibida uma fita, na qual um colega do ator negro se manifestou sobre a questão.  Ele declarou: “Olhamos um negro com um olhar branco”. “

O mediador olhou para o ator negro e repetiu o que o ator branco dissera.  O ator negro declarou: “Não encaro isto como um comentário racista.  Ele deve ser visto como parte de uma discussão interna.”

A discussão prosseguiu.  Havia mais razões pelas quais atores negros encontram dificuldades em estar nos palcos.  “As peças não são escritas para atores negros”, disse um dos diretores.  “É o mesmo que ocorre com mulheres mais velhas.  Os papéis, nas peças, usualmente são escritos para mulheres jovens.”

Ao longo da discussão, todos concordaram que nada havia mudado durante anos. Os negros ainda mal se vêem nos teatros.  No entanto, notou um dos diretores, as coisas vinham se modificando.

No Reino Unido, a dramaturga negra Bonnie Greer também aguarda uma mudança.  In a column in the Guardian entitled ‘The white stages’ she wrote: (Numa coluna no Guardian, intitulada “Os palcos brancos”), ela escreveu): “Mas o teatro subsidiado tem, sim, acionistas.  Os negros também pagam impostos.  Entretanto somos consistentemente sub-empregados, sub-utilizados, invisíveis.  Ouço colocações sobre “dramaturgos emergentes” e por aí vai.  Estamos emergindo há tanto tempo que, a esta altura, já deveríamos estar na estratosfera.  Mas não estamos.” 

Penso que Bonnie Greer finalmente obteve uma resposta.  O motivo pelo qual atores negros são sub-empregados, sub-utilizados e invisíveis é o fato de que algumas pessoas olham um negro com olhar branco.  Acham que as peças não são feitas para negros e que os atores negros são o mesmo que uma mulher mais velha.  .

Por falar nisto, a peça holandesa intitulava-se ‘Black Face’ (Rosto negro).  O enredo não é sobre a maquilagem teatral racista, em um rosto negro, mas sobre um romance não aceito entre um homem negro e uma mulher branca.

+ sobre o tema

Anne Claire Cools

"Para cada marido abusivo existe uma mãe abusiva". "Por detrás...

Atletas que cometerem crimes de racismo devem ser proibidos de jogar, defende secretário baiano

O Secretário de Relações Internacionais do governo da Bahia,...

Lula divulga carta parabenizando Mandela por 95º aniversário

O ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva...

Vídeo-blog: Leci Brandão valoriza as rainhas de bateria das comunidades

No vídeo abaixo, Leci Brandão valoriza as rainhas de...

para lembrar

Rihanna no Super Bowl 2023: onde assistir à apresentação da cantora?

Anunciada como atração principal para o icônico Halftime Show, que...

Estamos sendo justos com Pelé?

No momento em que Pelé deixou o Hospital Albert Einstein,...

Boleiros Eleitos – Eleições 2010

Romário – deputado federal – PSB/RJ Bebeto...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=