Homem armado ameaça jovem negro em SP, e policial se recusa a agir por estar ‘de folga’

OUTRO LADO: SSP diz que Polícia Militar identificou a agente, que vai responder ação criminal e disciplinar por 'conduta omissa'

Um homem ainda não identificado agrediu e ameaçou com uma pistola um jovem no portão de acesso do parque da Juventude, ao lado da estação Carandiru do metrô, na zona norte de São Paulo, na tarde de domingo (12).

Toda a cena foi registrada em vídeo por um repórter fotográfico, e o caso foi revelado pela Ponte Jornalismo na segunda (13). As imagens mostram uma policial militar fardada e armada em frente à estação, com os braços cruzados. Ela presencia as ameaças, mas se nega a intervir e chega a chutar o rapaz vítima da ameaça.

O fotógrafo que gravou as imagens então aborda a policial e questiona por que ela não agiu. “Porque eu estou de folga, o procedimento é ligar 190 e pedir viatura”, ela responde.

Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirma que a Polícia Militar identificou a agente que aparece nas imagens.

Segundo a pasta, a policial militar vai responder ação criminal e disciplinar “pela conduta omissa registrada pelas imagens, considerada grave uma vez que não condiz com as expectativas da sociedade e muito menos com as responsabilidades do profissional de segurança pública, que deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço”.

Ainda conforme a secretaria chefiada por Guilherme Derrite, “todos os policiais militares passam por treinamentos, independentemente da área em que atuam”.

A Ouvidoria da Polícia afirma que abriu um procedimento em que pede providências para a Corregedoria da PM e para o Ministério Público.

O autor das imagens, que pediu para não ser identificado, contou à Folha que descia as escadas da estação Carandiru quando ouviu gritos. Já na rua ele viu um homem armado e um adolescente imobilizado por outras pessoas. Foi nessa hora que decidiu pegar o celular e gravar a cena.

O fotógrafo disse não ter visto como as agressões começaram. A suspeita é de que o jovem, que sangrava na cabeça, tenha cometido um furto. Como a Folha mostrou, a região registrou alta na quantidade de crimes.

Ainda segundo o fotógrafo, ele resolveu pedir ajuda à policial quando a viu parada na entrada da estação. Ele avisa sobre um homem armado, e a PM diz que ele deve ligar para o 190. Pouco depois a confusão se aproxima de onde está a policial, que chuta o jovem. Na sequência, o jovem agredido corre, enquanto o homem segue com a arma em punho.

O fotógrafo então volta até a PM, que não havia saído do lugar, e pergunta qual é a serventia da Polícia Militar. “Para o que vocês servem?”, questiona.

A policial se revolta e o ameaça de prisão. Segundo o fotógrafo, ele chegou a ser agarrado pelo pescoço pela PM.

+ sobre o tema

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o...

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

para lembrar

Assassinato da Drª Isabel Machado, Advogada Criminalista e Presidente da OAB-RJ seção Cabo Frio

Assassinato de Isabel Machado: Movimento negro solicita intervenção da...

Juventude negra no Brasil vive em campo minado

Cassiano* percebeu que havia algo de estranho quando seus...

Seguranças pegam criança pelo braço e a expulsam de shopping no DF;

Publicitária filmou ação; criança teria mexido em comida de...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...
-+=