PM que negou ajuda a jovem negro ameaçado em SP responderá criminalmente

Policial que aparece em vídeo foi identificada pela corporação

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) identificou a policial militar que aparece em imagens recusando ajuda a um jovem negro que sofreu ameaças de um homem armado.

A PM irá responder criminalmente e disciplinarmente pela omissão registrada em vídeo.

Em nota, a SSP-SP disse que a conduta dela foi considerada grave e que “não condiz com as expectativas da sociedade e muito menos com as responsabilidades do profissional de segurança pública, que deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço”.

O caso aconteceu no último domingo (12) na frente da estação de metrô Carandiru, na zona norte de São Paulo. Além da recusa a ajudar, a policial chegou a agredir o jovem com um chute na barriga.

O vídeo, veiculado pelo portal Ponte Jornalismo e ao qual a CNN teve acesso, foi registrado por um repórter fotográfico que passava no local no momento da confusão. Ele preferiu não se identificar.

Nas imagens, é possível ver um homem segurar o rapaz negro pelo pescoço enquanto o ofende inúmeras vezes. Outras pessoas presentes no local gritam frases como “vai roubar não” e “tem emprego pra todo mundo, vai procurar um trampo”.

Instantes depois, um homem saca uma arma e ameaça atirar no jovem. Para evitar que ele seja baleado, uma mulher, que se refere ao homem armado como “Paulo”, se coloca entre o jovem e o homem armado. Revoltado, ele pergunta se ela “vai defender ladrão”.

Uma das pessoas que presencia a cena no local é a policial militar, que assiste aos acontecimentos encostada em um muro. Questionada pelo cinegrafista se não interviria, ela apenas gesticula e diz “liga para o 190”. Quando o rapaz negro se aproxima da policial para pedir ajuda, ela nega e diz que está de folga. Depois, afasta o jovem com um chute na barriga.

CNN tenta contato com o homem que aparece armado e com a policial que aparece nas imagens.

+ sobre o tema

Documentário “Eu Não Sou Seu Negro” estréia no Brasil

2017 foi agraciado com grandes produções negras nos cinemas,...

Primeira federal a adotar cotas, UnB deve decidir sobre sistema até abril

Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil ...

Abdias Nascimento: Eu tenho um sonho…

por: MAURÍCIO PESTANA FOTOS JANUÁRIO GARCIA... ainda quero ver...

para lembrar

MP diz que operação sobre racismo contra Maju é ‘ponta de iceberg’

Suspeitos foram levados até Promotoria, onde foram ouvidos nesta...

O carnaval voltou

Não são segredos minha paixão pelo carnaval das escolas de...

Existe racismo no Brasil? Faça o Teste do Pescoço e descubra

1. Andando pelas ruas, meta o pescoço dentro das...
spot_imgspot_img

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...

Festa junina no Rio termina com um morto e cinco baleados: “Foi a pior cena que eu vivi na minha vida”

Uma festa junina terminou com um morto e cinco baleados, na zona sul do Rio.Quadrilhas convidadas já tinham se apresentado e a anfitriã da...

Elite acadêmica tenta, mas não escapa da ignorância ilustrada

A ignorância, quando vem acompanhada de um diploma, torna-se mais difícil de ser detectada. Esse é um traço de uma parcela de nossa elite...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.