Homem que manteve esposa em cárcere privado por 20 anos é condenado a pagar R$ 100 mil

Indenização por danos morais deverá ser paga aos filhos. Cira Igino da Silva saiu do cárcere em dezembro de 2013, após denúncia, e morreu com câncer em abril de 2015, aos 45 anos.

Do G1

Dona Cira, em dezembro de 2014, um ano após sair do cárcere (Foto: Reprodução/TV Morena)

O ex-marido da dona de casa Cira Igino da Silva, que foi mantida em cárcere privado por ele durante 20 anos, foi condenado a pagar R$ 100 mil de indenização por danos morais. Decisão do juiz titular da 15ª Vara Cível de Campo Grande, Alessandro Carlo Meliso Rodrigues, foi divulgada no site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) nesta segunda-feira (18).

Como Cira morreu com câncer em abril de 2015, aos 45 anos, o valor deverá ser repassado aos filhos na condição de herdeiros, de acordo com a sentença.

A Defensoria Pública de Defesa da Mulher ingressou com a ação de reparação de danos morais logo após a primeira condenação criminal do homem. Hoje, ele está em liberdade condicional.

Cárcere

A violência doméstica contra Cira foi descoberta em dezembro de 2013, após denúncia de uma agente de saúde. Ela morava com o marido e filhos em uma residência do bairro Aero Rancho, era agredida e não podia sair do imóvel sozinha.

Quando o cárcere foi descoberto, Cira tinha hematomas no corpo e dentes quebrados, segundo a polícia, por conta da violência. O marido foi preso.

Os muros da casa onde a família morava tinham mais de dois metros de altura e o portão não possibilitava visão para a rua. O imóvel não possuía banheiro adequado, nem chuveiro ou vaso sanitário.

Na época, as crianças, de 9 e 13 anos, frequentavam apenas a escola. O menino de 5 anos só ficava em casa por conta de não ter idade escolar e um adolescente, de 15, não estudava porque o pai não permitia.

Em junho de 2014, a 2ª Vara de Violência Doméstica condenou o réu pela prática dos crimes de lesão corporal, constrangimento ilegal e ameaça, em relação à mulher. Em janeiro de 2015, o pedreiro foi condenado pela 7ª Vara Criminal como incurso nos crimes de maus-tratos e de constrangimento ilegal em relação a seus quatro filhos.

História

Cira nasceu em Minas Gerais e foi para Mato Grosso do Sul com a família. Trabalhou como doméstica e, aos 22 anos, foi morar com o suspeito na capital sul-mato-grossense.

Em relato ao G1 na época, Cira contou que companheiro passou a ficar violento após o nascimento do primeiro filho do casal. Desde então, na versão da mulher, o adolescente e os irmãos testemunharam o pai agredir a mãe e também foram vítimas dele.

Ele trabalhava como servente de pedreiro, passava o dia fora da residência e, apesar de ficar com as chaves do imóvel, ela não fugia do local e nem denunciava a situação por conta das ameaças que recebia e também por causa dos filhos.

No dia 14 de abril de 2015, Cira faleceu. Segundo informações da família, o tumor maligno tinha sido descoberto três meses antes e estava em estágio tão avançado que não deu tempo para iniciar tratamento.

+ sobre o tema

Trinta Homens

Trinta. Vinte e nove Vinte e oito Vinte e sete Vinte e seis Vinte...

Luiza Brunet e a síndrome da gaiola de ouro. Por Nathalí Macedo

Luiza Brunet teve quatro costelas quebradas pelo então companheiro,...

Estudante cabo-verdiana é assassinada no Brasil

Namorado, de nacionalidade brasileira, poderá ser o autor do...

para lembrar

Internautas relatam abusos após jornalista denunciar a violência obstétrica no Brasil

Matéria “Na hora de fazer não gritou”, da jornalista...

Mulher Com os Olhos Perfurados Pelo Ex-Marido: “Viverei na Escuridão”

'Vou viver na escuridão', lamenta mulher que teve olhos...

Taxa de feminicídios no Brasil é quinta maior do mundo

Lançadas nesta semana, diretrizes nacionais sobre feminicídio querem acabar...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=