Homens detidos no Starbucks fazem acordo com empresa e Filadélfia

Os dois homens negros inocentes detidos em um café Starbucks na Filadélfia chegaram nesta quarta-feira a um acordo com a rede e com o governo municipal, que financiará com 200.000 dólares um programa educacional para jovens empresários.

Agência AFP no Jornal do Brasil

A detenção policial de Rashon Nelson e Donte Robinson em 12 de abril, quando uma gerente do café chamou a polícia para denunciá-los enquanto aguardavam um amigo no café sem ter consumido nada, gerou indignação nos Estados Unidos e pedidos de boicote.

As vítimas decidiram não processar o município, que só pagará um dólar para cada um, mas destinará 200.000 dólares a un programa piloto para estudantes de escolas secundárias públicas que queiram se tornar empresários.

“Estou satisfeito por ter resolvido processos potenciais contra a cidade desta maneira produtiva”, disse o prefeito Jim Kenney em comunicado.

O prefeito contou que “em vez de gastar tempo, dinheiro e recursos” em um julgamento, Rashon Nelson e Donte Robinson “nos convidaram a colaborar com eles em uma tentativa por tirar algo de positivo de tudo isso”.

A Starbucks também chegou a um acordo amistoso com ambos nesta semana, informou a empresa nesta quarta-feira. O compromisso “incluirá um acordo financeiro”, informou a companhia.

No mês passado, o presidente da Starbucks, Kevin Johnson, pediu desculpas pelo incidente. O grupo anunciou que seus mais de 8.000 estabelecimentos nos Estados Unidos vão fechar na tarde de 29 de maio para que cerca de 175.000 funcionários façam uma formação sobre racismo e discriminação.

O chefe de polícia da Filadélfia também pediu perdão às vítimas. “Errei completamente”, disse o comissário Richard Ross, que é negro e inicialmente havia defendido os policiais.

tu-lbc/yow/cc

+ sobre o tema

Materializou-se o Partido da Bala

Resta às mulheres e aos homens negros a desobediência...

Justiça por Igor Melo e Thiago Marques

A cabeleireira Josilene da Silva Souza, 42, teria tido...

para lembrar

E essa cara de pobre, minha filha? É pra te olhar melhor!

Fiquei com uma fala na cabeça de uma mulher...

Lançamento de livro sobre o racismo terá palestra de Kabengele Munanga, em São Paulo

Organizada por Dennis de Oliveira, a obra reúne textos...

“A Alemanha vota branco” Comercial de chocolate é acusado de racismo

Vídeo foi retirado do ar após críticas dos consumidores...

Aquilombar é ocupar

Durante o mês de novembro haverá a Marcha da...
spot_imgspot_img

Em memória dos Pretos Novos

Os mortos falam. Não estou me referindo a nenhum episódio da série de investigação criminal CSI (Crime Scene Investigation) ou à existência de vida após a...

Desafios mortais na internet são urgência que o Congresso ignora

Uma menina morreu. Podia ser sua filha, neta, sobrinha, afilhada. Sarah Raíssa Pereira de Castro tinha 8 aninhos e a vida inteira pela frente....

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...
-+=