Rede de supermercados é condenada a pagar indenização de R$ 60 mil por racismo contra adolescentes

Em 2013, jovens de 14 e 15 anos foram revistados sem motivo por seguranças

no SM

Grupo, dono de uma rede de supermercados presente no Rio Grande do Sul e em São Paulo, foi condenado a pagar uma indenização de R$ 20 mil para cada um de três jovens que foram vítima de racismo em uma unidade em Porto Alegre, em 2013. A empresa também terá de pagar uma multa de 10 salários mínimos por “ter agido de má-fé” e tentado mudar a verdade dos fatos.

A decisão da juíza Karla Aveline de Oliveira, da Vara Cível do Foro Regional da Tristeza, no Rio Grande do Sul, é resultado de uma denúncia feita por três rapazes negros que, na época do ocorrido, tinham 14 e 15 anos. Eles haviam entrado em um supermercado da rede que fica próximo da escola onde estudavam. O intuito dos jovens era comprar bolachas, mas no momento de pagar pelos produtos no caixa, eles foram abordados pelos seguranças do local, que exigiram uma revista em suas mochilas e bolsos.

Segundo texto publicado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, cinco seguranças da loja participaram da abordagem. Uma testemunha afirma ter ouvido um deles dizer “Vamos ver se esses neguinhos não têm alguma coisa aí”. Para a magistrada, a abordagem foi “desmotivada, abusiva e truculenta”, podendo resultar em abalo moral e psíquico. “Foi em horário de pico, em estabelecimento muito próximo à escola onde estudavam, frequentado por colegas, amigos e pais de colegas, de modo que foram expostos à situação vexatória, humilhante e violenta”, afirma a decisão.

A juíza afirma que a empresa agiu de forma ilícita ao não preservar a imagem, a integridade emocional e a honra dos adolescentes. “Ao contrário, em total desprezo, abordou-os como se suspeitos de furto fossem, na frente de todos os clientes, sem qualquer razão, a não ser a discriminação e o preconceito racial.”

Em sua decisão, ela ainda afirma que o Brasil tem um passado escravagista “vergonhoso”, e que é necessário compreender essas raízes para analisar atos de racismo como o cometido no estabelecimento processado . “Para entender o que ocorreu no supermercado com esses três adolescentes, negros, é necessário compreender o que se passa no Brasil atual, herdeiro de um passado escravagista e indigno e detentor do vergonhoso título de último país do continente americano a abolir ‘completamente’ a escravidão, em 13 de maio de 1888.”

Durante o processo de defesa, segundo o TJ-RS, a rede de supermercados havia alegado que a história contada pelos jovens era “fantasiosa” e que constituía em uma “aventura jurídica com o intuito de auferir lucro”. Depois, a empresa mudou a linha de defesa e alegou que a abordagem de fato existiu. No entanto, mais de dois anos se passaram até que a varejista entregasse um DVD com imagens do estabelecimento à Justiça.

 

Fonte: Época Negócios

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Criança negra é impedida de entrar em shopping de luxo em Guarulhos

Menino entrou no Shopping Parque Bosque Maia para comprar...

OAB reage a ataque ao Nordeste no Twitter

Alessandra Duarte Universitária de SP que iniciou ofensas deverá...

Nosso racismo define a cor da pele dos pobres, por Mário Lima Jr.

“Se a miséria dos pobres é causada não pelas...

Twitter: Giácomo Mancini destilou críticas ao trabalho de Glória Maria

Por: Miguel Arcanjo Prado Giácomo Mancini, repórter do Jornal Nacional,...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=