Homens são infantis e as mulheres é que são culpadas por isso?

Volta e meia me deparo com essas “pesquisas” que dizem que os homens só amadurecem depois de uma certa idade, geralmente uma idade já bem avançada pra qualquer pessoa tomar vergonha na cara e assumir suas responsabilidades. Engraçado como essas pesquisas são encaradas com naturalidade, como se fossem apenas pra dar um embasamento científico pro que a gente já tem como regra. A última “pesquisa” que vi indicava que os homens só se tornam “adultos” por volta dos 50 anos. Sério que isso é visto como “normal”, “aceitável”?

Por Larissa Lemos, para Medium

“A culpa é das mães que criam meninos mimados, não ensinam a se virar”. Como sempre a culpa é das mães, essas mães horríveis que não fazem nada certo, nunca! “A culpa é das esposas que dão mole pra marmanjo” . Sim, mulheres que tem medo de ficarem sozinhas preferem agradar homens folgados, foram ensinadas que precisam fazer o maridos felizes — ou morrerão sozinhas.

E por mais que você diga “não dou mole pra macho” provavelmente já fez isso sem perceber, quase no automático, pra não arrumar briga, pra não criar encrenca, seja nas relações pessoais, seja no trabalho, enfim. Com quantos caras mimados e irresponsáveis você já conviveu ou convive? Quando você diz que NUNCA dá mole pra macho também culpar um pouco as mulheres que aceitam essa condição, como se fosse uma mera questão de escolha (e a gente sabe que não é tão simples assim, não é mesmo?).

Vocês sabem de quem é a culpa? Sim, isso mesmo! Dos caras que aproveitam que a sociedade vai imputar a responsabilidade nas mulheres pra tirar o maior proveito possível de sua condição de eternos imaturos. Aproveitam-se do discurso de que a “menina amadurece mais cedo” pra não crescer nunca (além de outras coisas terríveis que essa ideia traz).

Se não cuidar dos seus próprios pertences e do lugar em que vivem já uma coisa horrível, alegam que “não sabem fazer” tarefas domésticas, imaginem só essa imaturidade “naturalizada” quando se trata de questões muito mais graves, como uma gravidez indesejada? Deixam a cargo da mulher todos os cuidados para evitar uma gestação, não procuram NEM SABER, não perguntam, não se importam, como se não fosse responsabilidade DELES. Por mais ~desconstruído~ que o cara seja, se a mulher “se previne”, ele se afasta de qualquer cuidado que tenha que partir dele. E quando a gravidez acontece? Bom, essa pergunta eu deixo em aberto pra vocês porque sei que sabem a resposta (e não me venham com NEM TODOS OS CARAS PELO AMOR DA DEUSA).

Mulheres são ensinadas a vida inteira de que homens precisam ser cuidados. Romper com isso é muito difícil. A geração da minha mãe tinha isso como regra: servia o prato do meu pai, porque nem pra isso ele ia na cozinha. A minha geração vive um conflito, porque ainda há cobrança sobre o papel de mãe, esposa e as liberdades individuais femininas. Espero que a geração da minha filha já tenha se libertado disso, que se liberte das culpas e das amarras que nos colocam sobre o comportamento de outras pessoas.

+ sobre o tema

8 sinais de que caiu na armadilha de um manipulador emocional

Muitas pessoas percebem na hora que estão sendo manipuladas, pois...

Sob pressão, empresas encaram a diversidade e mudam estruturas para contratar mais negros, mulheres e LGBTs

Com a pressão crescente de consumidores, clientes, movimentos sociais...

“Essas pessoas estão me matando”, diz jovem trans sobre polêmica do nome social

Causa de evasão, de constrangimento e desrespeito contínuo, a...

Comunistas cubanos realizam jornada contra homofobia

Com uma exposição de obras plásticas a favor da...

para lembrar

Jornalista Flávia Oliveira fala sobre racismo e oportunidades

Conferência mostrou que compartilhar oportunidades é arma contra o...

Brasil registrou 124 assassinatos de pessoas transgênero em 2019

Dados são divulgados no Dia Nacional da Visibilidade Trans Por...

Mulher, negra e feminista: conheça a nova vice-presidenta da UNE

Moara Correa Saboia teve uma trajetória meteórica no movimento...

Você sabe qual é o método contraceptivo mais eficaz?

O implante hormonal contraceptivo de etonogestrel, conhecido como Implanon...
spot_imgspot_img

Carolina Maria de Jesus: conheça a escritora que pode se tornar a nova heroína da Pátria

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inscreve o nome da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) no Livro dos Heróis e...

ONG Criola lança iniciativa pioneira para combate ao racismo no atendimento às mulheres negras no sistema público de saúde 

Mulheres negras de dez municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro ganham uma nova ferramenta de combate ao racismo no sistema público de...

Novos dados da ONU sobre feminicídio deveriam causar revolta mundial

A Organização das Nações Unidas divulgou o relatório "Feminicídios em 2023: Estimativas Globais de Feminicídios por Parceiro Íntimo ou Membro da Família". Os dados...
-+=