Hospitalização de Mandela causa inquietação na África do Sul

A hospitalização do ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da paz Nelson Mandela causou uma forte inquietação no país.

Mandela foi levado na quarta-feira de seu domicílio do luxuoso bairro de Houghton para o Hospital de Milpark, em Johanesburgo, para fazer exames de rotina, como informou a Fundação que leva seu nome, e nesta quinta-feira segue internado no centro médico.

Os rumores sobre a delicada saúde de Mandela vinham sendo divulgados nos últimos dias. Na terça, o também prêmio Nobel da paz e arcebispo emérito da Cidade do Cabo, Desmond Tutu, disse que, em um ato na luta contra a tuberculose o encontrou “frágil”. “Ele está bem, é um homem de 92 anos e, portanto, está frágil”, disse Tutu.

Na quarta-feira, a Fundação Mandela, em comunicado, no qual anunciava sua hospitalização para exames de rotina, dizia: “não está em perigo e está disposto”.

O jornal local The Star aponta nesta quarta que Mandela, retirado da política e com saúde frágil, que foi diagnosticado com câncer de próstata em 2001, foi examinado por um pneumologista e está em uma ala reservada do hospital, sob forte medida de segurança.

O pneumologista Michael Plit confirmou ao jornal que havia examinado Mandela e declarou que “foi internado para estudar seu estado”.

Esta foi a única informação sobre o estado do ex-governante, o primeiro presidente negro da África do Sul eleito em 1994, após a queda do regime segregacionista do “apartheid”.

Um grande número de familiares e amigos de Mandela, assim como correligionários do partido governante na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (CNA), visitaram o hospital, ao redor do qual se concentraram dezenas de jornalistas da imprensa local e grande quantidade de público.

Segundo a agência local “SAPA”, a concentração de pessoas e veículos no entorno do hospital, cercado pela Polícia, ocasionou problemas de circulação e impediu a chegada de estudantes em uma escola próxima.

Diante desta inquietação, que se reflete nos meios de comunicação, que dedicam amplos espaços e tempo à hospitalização de Mandela, o CNA pediu “calma” à população e seu porta-voz, Jackson Mthembu, reivindicou que “não se dispare o alarme inutilmente”.

Por sua vez, a Presidência Sul-Africana também assinalou que o atual chefe do Estado, Jacob Zuma, que está na Suíça, assistindo ao Fórum Econômico Mundial de Davos, não deve retornar com urgência o país pelo motivo e voltará nesta sexta.

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

UA recompensa cientistas africanos

A União Africana (UA) identificou cinco cientistas africanos para...

A literatura engajada do Nobel de Literatura Wole Soyinka

Por: Nahima Maciel Wole Soyinka foi o primeiro e único...

Negros estrangeiros buscam Mama África paulistana

Segundo relatório da Polícia Federal de dezembro de 2013,...

para lembrar

Primeira usina solar que transforma água do oceano em água potável está no Quênia

Um relatório recente disponibilizado pela UNICEF e pela Organização...

Eto’o e Drogba detonam médicos que sugeriram teste para vacina contra a Covid-19 na África

Camaronês e marfinense apontam racismo na proposta dos pesquisadores Do...

‘Ela só queria nos humilhar’ conta estudantes africanos sobre racismo da polícia em Porto Alegre

Samir Oliveira Quando vieram ao Brasil em busca de aperfeiçoamento...

Medo do Ebola jogou 2 jovens africanos nas ruas de SP

Justiça negou acolhimento em abrigo e meninos foram colocados...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=