Nelson Mandela é hospitalizado na África do Sul

A Fundação Mandela informou ontem que o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela deu entrada em um hospital da capital, Johannesburgo. A entidade afirmou que o Nobel da Paz iria apenas realizar “testes de rotina”, mas o fato causou apreensão no país.

O Congresso Nacional Africano, sigla no poder e da qual Mandela faz parte, pediu calma ao país hoje. “Nós pedimos a todos os sul-africanos que permaneçam calmos quanto à hospitalização. Não entrem em pânico, não há nenhuma razão para isso”, afirmou em nota Jackson Mthembu, um porta-voz do partido. “Se houver qualquer novidade, a Fundação Mandela e a família de Mandela estarão aptos para avisar todos nós.”

Mandela, que tem 92 anos, deu entrada no Hospital Milpark para testes de rotina, segundo a fundação. A entidade afirmou que a saúde do ex-presidente não está em risco. “Ele não corre perigo e está com moral elevado”, disse o comunicado da fundação, estabelecida por Mandela para seguir com seu trabalho de caridade, após ele se retirar da vida pública em 2004.

O jornal Star informou hoje que Mandela foi examinado por um especialista em pulmão. O médico Michael Plit disse ao jornal apenas que Mandela deu entrada no hospital para uma “investigação”, sem comentar o estado de saúde do paciente.

A mulher de Mandela, Graça Machel, e outros membros da família estavam no hospital na noite de ontem. Josina, filha de Graça, e a assistente pessoal de Mandela, Zelda la Grange, estavam no hospital na manhã de hoje. A imprensa sul-africana se concentrou no hospital, esperando notícias sobre a saúde de Mandela. A segurança foi reforçada.

As aparições públicas de Mandela são cada vez mais raras, desde sua aposentadoria. A última vez em que ele apareceu em público foi em Johannesburgo, na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2010. As informações são da Dow Jones.

 

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

A CONTRIBUIÇÃO DOS ARTISTAS NEGROS NA ARTE SACRA

São João Del Rei, 31 jul (RV) - Encerrou-se...

Reinaldo, o príncipe do pagode, morre aos 65 anos, em SP

O cantor Reinaldo, conhecido como o príncipe do pagode,...

Nono maior pontuador da NBA, Carmelo Anthony anuncia aposentadoria

O nono maior artilheiro da história da NBA, Carmelo...

Frente Parlamentar Promoção da Igualdade Étnico-Racial

A deputada Leci Brandão convida todos e todas para...

para lembrar

Cais do Valongo: Um alerta á sociedade e ao movimento negro

Por Giovanni Harvey* Do Mama Press Prezad@s amig@s, como alguns devem...

Portela fecha a noite no Desfile das Campeãs, na Sapucaí

A Portela, grande vencedor do carnaval, fechou o desfile...

Candomblé, Umbanda e evangélicos unidos

Interlocutor da CCIR, babalawo Ivanir dos Santos, avalia...
spot_imgspot_img

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...
-+=