Human Rights Watch exorta Zâmbia a cessar perseguições contra homossexuais

A Human Rights Watch (HRW), organização de defesa dos direitos humanos, exortou  segunda-feira as autoridades zambianas a abandonarem quaisquer acusações e a libertarem dois homens detidos por prática de actos homossexuais.

A HRW aludia à detenção, a 6 de Maio corrente, pela Polícia do distrito de Kapiri Mposhi, no centro da Zâmbia, de James Mwansa e Phillip Mubiana em resposta às denúncias de vizinhos segundo as quais os dois homens se dedicariam a actos homossexuais.

Num seu comunicado, ela denunciou o facto de os dois homens terem sido submetidos a análises anais, sem o seu consentimento, por médicos legistas do hospital do distrito de Kapiri Mposhi, no quadro dum inquérito policial.

A 8 de Maio, o magistrado do distrito inculpou formalmente Mwansa e Mubiana, privando-os do seu pedido de adiamento, mesmo sem representação jurídica.

A HRW declarou, num comunicado, que a Polícia deve imediatamente cessar as análises médicas anais « intrusivas, invasivas e que constituem um tratamento cruel, desumano e degradante, em violação do direito internacional ».

“É já bastante mau que a Zâmbia queira processar estes dois homens por atos homossexuais, mas o facto de os submeter a análise invasivas é escandaloso”, declarou Monica Tabengwa, investigadora no quadro do Programa das Lésbicas, Homossexuais e Transgéneros (LGBT) da Human Rights Watch.

A HRW declarou que o Governo zambiano deve, em virtude do direito internacional e da sua Constituição, respeitar a vida privada e as liberdades individuais de cada um no país e cessar de condenar relações sexuais entre adultos consentidores.

É pela segunda vez que estes homens estão detidos por acusações similares, tendo a primeira vez sido capturados em Abril último, durante uma semana, antes de serem libertos sob caução depois de acusados de se dedicar a “relações carnais contranatura”, soube-se da mesma fonte.

 

Jornalista é agredido após questionar insulto a gays em bar no Rio, diz irmã

Fonte: Portal Angop

+ sobre o tema

para lembrar

Contra agressão a Dilma, Gleisi lança movimento pela dignidade feminina

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) reagiu "indignada" aos adesivos...

Feministas se elegem vereadoras em busca de representatividade para mulheres

Em 2016, um grupo de vereadoras se elegeu prometendo...

Um amor que bagunce meu cabelo e não minha vida

Eu, mais que tudo, quero um amor que compartilhe...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=