I Festival Crossover de Podcasters Negros

Dias 9 e 10 de julho, acontece a primeira edição do Festival Crossover de Podcasters Negros, organizado pelo podcaster Hector Sousa em parceria com o coletivo Podcasters Negros, grupo que reúne produtores de podcast do Brasil e da diáspora africana.

O Festival surge do hiato que a podosfera tem, no que diz respeito à circulação e divulgação de conteúdo produzidos pelos podcasters negros em seus diferentes segmentos e temas: maternidade, cinema, música, comportamento, esportes, política e variedades.

O objetivo do Festival Crossover de Podcasters Negros é estabelecer um espaço de troca entre os diversos podcasts e a difusão dessas. Por conta de período de pandemia e para abarcar pessoas de todas as regiões, o festival acontecerá via online através de lives no Youtube no próprio canal do festival.

 

Programação I Festival Crossover de Podcasters Negros

Divulgação

Live 1 – 09/07 – 19h: Melhores filmes e séries negros

Participantes: Porém preto; Plano sequência; Negro da Semana

Durante nossa vida assistimos muitos filmes e séries, muitos deles nos marcaram e até influenciaram no que somos hoje. Quais são esses filmes e séries criado e protagonizados por pessoas negras? Quais são os melhores filmes e séries negros?


Divulgação

Live 2 – 09/07 – 20h: A influência da música nas nossas vidas

Participantes: Na ponta da língua; HYcast; Lado Black

Em tempos de smartphones, smart tvs e tantos eletrônicos multiusos, em todos eles temos acesso a música, por consequência acabamos utilizando elas em boa parte das nossas atividades. Mas a música está no nosso cotidiano apenas como uma trilha de fundo? Ou ela tem um verdadeiro significado em nossas vidas e molda nossa visão de mundo?


Divulgação

Live 3 – 10/07 – 19h: Família Preta

Participantes: Mães pretas pelo bem viver; Depois da roda

As famílias pretas são as que mais se encontram à margem da sociedade, são as que sofrem com o racismo e preconceito diário. Como essas famílias podem criar uma rede de apoio para lidar com a violência que sofrem. Como educar e ensinar as crianças a lidarem e enfrentarem o preconceito racial, e por vezes social também?


Live 4 – 10/07 – 20h: Quando o Futebol e a Política se encontram?

Participantes: 45 de acréscimo; Santa Melanina; Ogunhê

Por muitas vezes já vimos o futebol sendo usado como artifício político para alguém que está ou quer chegar no poder conquistar o apreço da população. Já vimos também dirigentes de futebol usando contatos e artifícios políticos para ganhar vantagens no jogo. Futebol e política estão interligados? Quando se encontram? Quais as consequências que um pode causar no outro?


Divulgação

Live 5 – 10/07 – 21h: A importância das narrativas negras na ficção

Participantes: O Lado negro da força; Quebradacast

Pessoas negras crescem sem se reconhecer nas obras que consome, seja filmes, séries, desenhos, livros, quadrinhos, etc. É muito comum nos depararmos com o protagonismo branco e personagens negros, quando existem, serem secundários e únicos na trama. Nos últimos anos temos visto uma crescente de obras não só protagonizadas, mas também criada por pessoas negras. Qual a importância de pessoas negros se reconhecerem nas obras que consomem? É significativa essa crescente de obras produzidas por pessoas negras? O negro está ganhando realmente espaço e representatividade dentro da cultura pop? Ou é um movimento das empresas para apenas ganharem dinheiro em cima da ‘diversidade?’

 

 

 

Atendimento à imprensa:

Hector Sousa

[email protected]

79 9962-9134


+ sobre o tema

Cultura: como Batuku e Cordel destacam a participação de mulheres e jovens

Cada país possui suas próprias expressões culturais. O cordel...

Mano Brown responde a Lobão

Lançando o livro Manifesto do Nada na Terra do...

Cadê os Yanomami?

em roraima, na região de waikás, uma grupo de 24 indígenas...

Mulher nigeriana lança rede de TV de entretenimento

Uma mulher que pode ser considerada a Oprah Winfrey africana...

para lembrar

‘Projeto Querino’ é um podcast que narra a luta negra sem romantismo

Se os livros de história narram a Independência do Brasil...

Podcast de Mano Brown, Mano a Mano é o mais escutado no Spotify

O podcast de entrevistas “Mano a Mano”, em que...

EUA procuram parceiros para desenvolver projeto de ensino de Podcast para Comunidades Quilombolas

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil...

Mano Brown recebe Lula em Mano a Mano

Uma conversa histórica marca o terceiro episódio do Original Spotify Mano...
spot_imgspot_img

Serrapilheira dará até R$ 440 mil a podcasts que falem sobre ciência e sejam liderados por pessoas negras

Em busca de boas histórias em áudio sobre ciência, o *Instituto Serrapilheira* lançou a edição de 2024 de seu edital destinado a podcasts. Neste ano,...

Geledés Instituto da Mulher Negra lança PodeCrê Podcast

O PodeCrê Podcast está lançando sua primeira temporada em grande estilo, no Spotify celebrando os 30 anos do Projeto Rappers e da revista PodeCrê!,...

Podcast Essa Geração (Temporada 6 – Decolonialidade)

Você sabe como a decolonialidade influencia a sua vida? E se disséssemos que ela está muito mais presente do que você imagina? Pois bem,...
-+=