I Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa – (Entre)vivências negras

Enviado por / FonteMuseu da Pessoa

O Museu da Pessoa, entidade cultural sem fins lucrativos, abre seu acervo de histórias de vida para produtores e coletivos audiovisuais pretos, pardos e negros.

O presente edital regulamenta o concurso para a seleção de vídeos para I Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa – (Entre)vivências negras.

SOBRE A MOSTRA
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida, com 29 anos de atuação, cuja missão é transformar a história de vida de toda e qualquer pessoa em patrimônio da humanidade. Seu acervo conta com mais de 18.000 histórias de vida e cerca de 16.000 horas de entrevistas em formato audiovisual realizadas através de uma metodologia que tem como foco as experiências vividas por cada pessoa.

A Mostra busca visibilizar as histórias de pessoas negras presentes no acervo do Museu da Pessoa a partir de suas múltiplas narrativas sobre o cotidiano e demais aspectos inerentes à condição humana: sonhos, planos, expectativas, realizações, conquistas e frustrações.

Em um momento de acirramento da questão racial no Brasil e no mundo, onde a existência negra aparece profundamente marcada no imaginário social sob o signo da violência, o Museu da Pessoa propõe a construção desse espaço criativo.

Desejamos que os participantes se apropriem da existência cotidiana de pessoas negras de forma que contribua com a humanização, identificação e afeto em relação às vivências dessas pessoas.

Esta proposta também toma como referência o conceito de Escrevivência, da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, para reafirmar a experiência de vida como objeto de conhecimento, reflexão e pertencimento no mundo.

 

Leia o Edital 

Inscreva-se

+ sobre o tema

para lembrar

Carta do Audiovisual Negro às Candidaturas Antirracistas é lançada em Brasília

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) lançou no dia 23...

Ancine quer aumentar participação feminina nas produções audiovisuais

Agência promoverá em junho o Seminário Internacional de Mulheres...

Jovens negras e indígenas terão cursos gratuitos de audiovisual

Jovens mulheres cis e trans negras, indígenas e refugiadas,...
spot_imgspot_img

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...

Lyara Oliveira é a nova presidente da Spcine

Lyara Oliveira, doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo e profissional do audiovisual há mais de 20 anos, será a...

O papel das mulheres negras na produção executiva audiovisual

Como você vê o papel da mulher negra no mercado audiovisual? E não falo apenas sobre a representatividade na frente das câmeras, falo também...
-+=