I Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa – (Entre)vivências negras

Enviado por / FonteMuseu da Pessoa

O Museu da Pessoa, entidade cultural sem fins lucrativos, abre seu acervo de histórias de vida para produtores e coletivos audiovisuais pretos, pardos e negros.

O presente edital regulamenta o concurso para a seleção de vídeos para I Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa – (Entre)vivências negras.

SOBRE A MOSTRA
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida, com 29 anos de atuação, cuja missão é transformar a história de vida de toda e qualquer pessoa em patrimônio da humanidade. Seu acervo conta com mais de 18.000 histórias de vida e cerca de 16.000 horas de entrevistas em formato audiovisual realizadas através de uma metodologia que tem como foco as experiências vividas por cada pessoa.

A Mostra busca visibilizar as histórias de pessoas negras presentes no acervo do Museu da Pessoa a partir de suas múltiplas narrativas sobre o cotidiano e demais aspectos inerentes à condição humana: sonhos, planos, expectativas, realizações, conquistas e frustrações.

Em um momento de acirramento da questão racial no Brasil e no mundo, onde a existência negra aparece profundamente marcada no imaginário social sob o signo da violência, o Museu da Pessoa propõe a construção desse espaço criativo.

Desejamos que os participantes se apropriem da existência cotidiana de pessoas negras de forma que contribua com a humanização, identificação e afeto em relação às vivências dessas pessoas.

Esta proposta também toma como referência o conceito de Escrevivência, da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, para reafirmar a experiência de vida como objeto de conhecimento, reflexão e pertencimento no mundo.

 

Leia o Edital 

Inscreva-se

+ sobre o tema

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as...

Como se combate o racismo no mundo? Evento de Geledés responde 

O evento “Estratégias de Combate ao Racismo Global” promovido...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30),...

A música outra

Eu tô pra ver um ano pior que 2018,...

para lembrar

Mostra de curtas exibe apenas filmes feitos por mulheres

Não tem como negar que a mulherada faz cinema...

Brasília celebra produção de mulheres negras no audiovisual a partir de domingo

Brasília se transforma em vitrine para a produção audiovisual...

Ancine quer aumentar participação feminina nas produções audiovisuais

Agência promoverá em junho o Seminário Internacional de Mulheres...
spot_imgspot_img

Filha mais velha de Obama, Malia está criando um curta-metragem na produtora de Donald Glover

Malia Obama, filha mais velha de Barack e Michelle, ex-presidente e ex-primeira-dama dos Estados Unidos, está avançando na carreira de cineasta. A jovem, de...

Jovens negras e indígenas terão cursos gratuitos de audiovisual

Jovens mulheres cis e trans negras, indígenas e refugiadas, na faixa etária de 18 a 29 anos, podem se inscrever até o próximo dia...

Da Black Rio à prisão na ditadura, Dom Filó quer criar a ‘Netflix negra’

De engenheiro civil, DJ, MC, produtor cultural, jornalista, apresentador e documentarista. "Tudo isso me define", conta Asfilófio de Oliveira Filho, o Dom Filó, aos...
-+=