Idris Elba oferece alternativa para que produções não sejam censuradas por conteúdo racista

Enviado por / FonteEi Nerd!, por Augusto Ikeda

O ator Idris Elba ofereceu uma alternativa para os serviços de streaming e canais de TV que estão removendo do ar filmes e episódios de séries que possuem conteúdo considerado racista.

Em entrevista para o site Radio Times, Elba ofereceu uma sugestão bem simples: apenas mostrar um aviso antes do início da cada atração, por acreditar na liberdade de expressão de quem cria essas histórias.

“Eu acredito bastante na liberdade de expressão. Mas o problema é que a liberdade de expressão não é adequada para todos. É por isso que temos um sistema de indicação, em que dizemos se esse conteúdo em particular é livre, para adolescentes ou adultos. Para tirar sarro da verdade, é preciso saber a verdade. Mas censurar temas racistas dentro de um show e retirá-lo do ar – espere um segundo, penso que os fãs devem saber que pessoas fizeram esses shows”, disse.

“Com o respeito ao tempo, ao movimento e censores que estão tirando as coisas nesse momento – justo demais e bom pra vocês. Mas eu penso que as pessoas devem saber que a liberdade de expressão é aceitável e que o público deve saber o que vai ver. Não acredito na censura. Acredito que devemos dizer aquilo que queremos dizer. Por que, no final, somos todos criadores de histórias”, complementou.

Vale lembrar que muitos canais e serviços de streaming já estão usando a sugestão dada por Idris Elba, enquanto que outros simplesmente tiraram do ar filmes e episódios de séries que possuem conteúdo racista.

+ sobre o tema

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs...

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba...

Saiba os horários das provas do Concurso Nacional Unificado

Os mais de 2,5 milhões de candidatos inscritos no...

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...

para lembrar

Os Ciscos do Brasil e o racismo de todo dia

"A resistência de Renato Freitas nos ensina que, se...

Campanha contra violência política de gênero e raça

A Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular lança...

Borba Gato: a celebração de um facínora

No último final de semana as redes sociais e...
spot_imgspot_img

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciou um episódio de xenofobia e racismo dentro da Casa do Estudante Universitário (CEU), uma moradia estudantil mantida...

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o professor, sociólogo e cartunista carioca Bonifácio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como Ykenga Mattos. Vítima...

Frugalidade da crônica para quem?

Xico, velho mestre, nesse périplo semanal como cronista, entre prazos apertados de entrega, temas diversos que dificultam a escolha, e dezenas de outras demandas,...
-+=