Idris Elba oferece alternativa para que produções não sejam censuradas por conteúdo racista

Enviado por / FonteEi Nerd!, por Augusto Ikeda

O ator Idris Elba ofereceu uma alternativa para os serviços de streaming e canais de TV que estão removendo do ar filmes e episódios de séries que possuem conteúdo considerado racista.

Em entrevista para o site Radio Times, Elba ofereceu uma sugestão bem simples: apenas mostrar um aviso antes do início da cada atração, por acreditar na liberdade de expressão de quem cria essas histórias.

“Eu acredito bastante na liberdade de expressão. Mas o problema é que a liberdade de expressão não é adequada para todos. É por isso que temos um sistema de indicação, em que dizemos se esse conteúdo em particular é livre, para adolescentes ou adultos. Para tirar sarro da verdade, é preciso saber a verdade. Mas censurar temas racistas dentro de um show e retirá-lo do ar – espere um segundo, penso que os fãs devem saber que pessoas fizeram esses shows”, disse.

“Com o respeito ao tempo, ao movimento e censores que estão tirando as coisas nesse momento – justo demais e bom pra vocês. Mas eu penso que as pessoas devem saber que a liberdade de expressão é aceitável e que o público deve saber o que vai ver. Não acredito na censura. Acredito que devemos dizer aquilo que queremos dizer. Por que, no final, somos todos criadores de histórias”, complementou.

Vale lembrar que muitos canais e serviços de streaming já estão usando a sugestão dada por Idris Elba, enquanto que outros simplesmente tiraram do ar filmes e episódios de séries que possuem conteúdo racista.

+ sobre o tema

Bolsonaro faz insinuações contra Dilma na tentativa de liderar o neofascismo no Brasil

por: Wálter Fanganiello Maierovitch O deputado Jair Bolsonaro continua a...

Execução sumária

Foi na exibição final de “Macacos”, monólogo que rendeu...

para lembrar

“O que justifica a redução é uma raiva que a gente tem dessa molecada na rua”

Para procurador Roberto Tardelli,  quem defende a redução da...

Professora vítima de racismo leva debate sobre direitos para sala de aula

Professora teve um vale de R$ 700 reais negado...

Defensoria Pública do Ceará quer libertar Mirian França

Equipe responsável pela defesa da carioca enviou à Justiça...
spot_imgspot_img

Felicidade guerreira

Já se perguntou se você é… racista? Indago porque pessoas negras costumam ouvir com indesejável frequência perguntas iniciadas com um "Você é… (três pontinhos)" se estiverem...

Educação antirracista completa 20 anos no papel com obstáculos na prática

Em 2024, o Brasil completa duas décadas de publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História...

Uma vida dedicada a proteger mulheres nos EUA, na África do Sul e na Índia

"O patriarcado é tão profundo que se torna normalizado, invisível. Ele está sistematizado na forma como nossas sociedades tratam as mulheres", ouvi da feminista...
-+=