Idris Elba vai bancar documentário sobre racismo na música

Enviado por / FonteGIZ, por Rayane Moura

Idris Elba revelou seus planos de financiar um documentário sobre a indústria da música que foque em artistas negros. Sabrina Elba, sua esposa, também vai chefiar a produção, que deve sair nas redes BBC e CBC.

“Paid in Full: The Battle for Payback” vai narrar a batalha dos artistas negros na indústria musical. 

Segundo informações do The Hollywood Reporter, o projeto vai destacar como esses músicos ainda lutam pelo reconhecimento financeiro de suas criações, que se tornaram verdadeiros sucessos mundiais.

“Esta é uma história que toca a todos nós. É sobre as pessoas que criaram as trilhas sonoras de nossas vidas na música popular e a dor de sua exploração”, disse Idris Elba, em comunicado. 

“Trata-se também de responsabilizar a indústria da música pela injustiça infligida a gerações de talentos musicais que foram privados de suas recompensas legítimas, tanto financeiramente quanto em termos de status e respeito. No centro disso está a necessidade de fazer reparações – concedendo reconhecimento e pagando o que é devido”, explica o ator. 

“Paid in Full: The Battle for Payback”

A obra vai explorar como negros impulsionaram a cultura da música popular, do jazz e rock and roll ao soul e rap, com seus talentos — e ainda assim foram negados sua parte justa nos lucros e reconhecimento. 

A produção ainda documenta a extensão da injustiça histórica sofrida pelos artistas negros na indústria da música, incluindo a disparidade de lucros recebidos por eles. A série também analisará a desigualdade racial na indústria nos dias atuais e no passado.

Além disso, “Paid in Full: The Battle for Payback” apresenta contribuições do autor e cineasta MK Asante Jr (“Buck: A Memoir”) e Lawrence Lartey, diretor de inovação, indústria e empreendimento da Ravensbourne University London. A série é encomendada pela CBC e BBC, tendo como showrunner David Upshal. O documentário ainda não possui data de estreia.

+ sobre o tema

Em ensaios, fotógrafo nigeriano explora sensualidade de homens africanos

O fotógrafo nigeriano Rotimi Fani-Kayode morreu aos 34 anos...

Diretores negros fazem história em lista de filmes mais lucrativos de 2018

O movimento de diversidade e inclusão em Hollywood deu resultados em...

Recontando histórias em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo

Foto: Katia Santos Conceição Evaristo em encontro no Programa Avançado...

para lembrar

spot_imgspot_img

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...
-+=