IFTO destina cotas para indígenas e quilombolas

Fonte: Jornal O Girassol –

 

Mais uma porta se abre aos povos Indígenas e afrodescendentes no Estado do Tocantins. Pensando em contribuir na área educacional, o IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia realiza o primeiro vestibular no sistema de cotas para atender os estudantes nos cursos superiores nos campus de Palmas e Paraíso do Tocantins.

 

De acordo com a diretora de Igualdade Racial e Defesa das Minorias da Secretaria da Cidadania e Justiça, Mariá Soares, a Seciju enviou ofícios a todas as comunidades quilombolas no Estado do Tocantins sobre o primeiro vestibular no sistema de cotas que atenderá estudantes tanto indígenas como quilombolas. Após tomar conhecimento sobre o vestibular algumas pessoas da comunidade da Mumbuca, em Mateiros, ligaram agradecendo a ação da Seciju.

 

As inscrições para o processo seletivo Vestibular 2010/1 (vagas reservadas ao sistema de cotas em cursos superiores): graduação tecnológica e licenciatura 2010/1, estarão abertas no período de 13 de outubro a 6 de dezembro por meio do endereço eletrônica do instituto http://palmas.ifto.edu.br/seletivo.php?id_seletivo=609.

 

O estudante indígena do 8º período do curso de direito da UFT – Universidade Federal do Tocantins, Domilto Inaruri Karajá, conhecido como Bill Karajá, falou sobre a importância do sistema de cotas, que beneficiará o seu povo. “São oportunidades válidas que vão surgindo e são mais portas que se abrem para os povos indígenas com acesso aos bancos acadêmicos. Tal oportunidade vai fortalecer os movimentos”.

 

O assessor de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão do IFTO, professor Rodrigo Antônio Magalhães Teixeira, explicou que os candidatos afrodescendentes residentes em comunidades remanescentes dos quilombos e indígenas deverão participar do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2009 e, no ato da inscrição e da matricula apresentar os documentos previstos em edital para classificação, conforme recorte etnicorracial. (Informações da Ascom/Seciju)

Matéria original

+ sobre o tema

Espetáculo Xabisa une cultura afro-brasileira e à arte do palhaço

  Inspirados no trabalho de cômicos brasileiros e internacionais e...

Herói na luta mundial contra o racismo manda recado para Aranha

Amigo pessoal de Nelson Mandela e único negro no...

África que a mídia não mostra para você

Uma criança negra e raquítica pedindo esmolas com um olhar perdido...

CUT: Brasil está jogando no Haiti o papel de terceirizado dos EUA

Senador Jean Charles Moisei: As tropas brasileiras no Haiti...

para lembrar

Seminário Artefatos da Cultura Negra no Ceará

SEMINÁRIO   ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA NO CEARÁ  ...

Movimento negro sugere nomes para substituir Barbosa

Foi entregue pela organização não governamental Educação e Cidadania...

Dia de São Cosme e São Damião é celebrado com sincretismo na Bahia

G1 conversou com padre e integrante do candomblé para...

“Cresci sem ter um casal negro que me representasse”, diz Taís Araújo

Taís Araújo é uma das estrelas da série "Mister...
spot_imgspot_img

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...
-+=