IFTO destina cotas para indígenas e quilombolas

Fonte: Jornal O Girassol –

 

Mais uma porta se abre aos povos Indígenas e afrodescendentes no Estado do Tocantins. Pensando em contribuir na área educacional, o IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia realiza o primeiro vestibular no sistema de cotas para atender os estudantes nos cursos superiores nos campus de Palmas e Paraíso do Tocantins.

 

De acordo com a diretora de Igualdade Racial e Defesa das Minorias da Secretaria da Cidadania e Justiça, Mariá Soares, a Seciju enviou ofícios a todas as comunidades quilombolas no Estado do Tocantins sobre o primeiro vestibular no sistema de cotas que atenderá estudantes tanto indígenas como quilombolas. Após tomar conhecimento sobre o vestibular algumas pessoas da comunidade da Mumbuca, em Mateiros, ligaram agradecendo a ação da Seciju.

 

As inscrições para o processo seletivo Vestibular 2010/1 (vagas reservadas ao sistema de cotas em cursos superiores): graduação tecnológica e licenciatura 2010/1, estarão abertas no período de 13 de outubro a 6 de dezembro por meio do endereço eletrônica do instituto http://palmas.ifto.edu.br/seletivo.php?id_seletivo=609.

 

O estudante indígena do 8º período do curso de direito da UFT – Universidade Federal do Tocantins, Domilto Inaruri Karajá, conhecido como Bill Karajá, falou sobre a importância do sistema de cotas, que beneficiará o seu povo. “São oportunidades válidas que vão surgindo e são mais portas que se abrem para os povos indígenas com acesso aos bancos acadêmicos. Tal oportunidade vai fortalecer os movimentos”.

 

O assessor de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão do IFTO, professor Rodrigo Antônio Magalhães Teixeira, explicou que os candidatos afrodescendentes residentes em comunidades remanescentes dos quilombos e indígenas deverão participar do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2009 e, no ato da inscrição e da matricula apresentar os documentos previstos em edital para classificação, conforme recorte etnicorracial. (Informações da Ascom/Seciju)

Matéria original

+ sobre o tema

Carta aberta de Mia Couto ao Presidente da África do Sul sobre o genocídio de moçambicanos naquele país

Carta aberta doPresidente da “Fundação Fernando Leite Couto”, Mia CoutoContra...

Consciência negra e cidadania

A democracia exige em uma de suas faces o...

Projetos sociais ligados à música podem concorrer a prêmios de R$ 10 mil

Estão abertas as inscrições da 1ª edição do Prêmio...

para lembrar

spot_imgspot_img

Sesc tem festival gratuito que celebra cultura negra

Entre os dias 10 e 15 de junho, acontece o Festival Sesc Culturas Negras que, com entrada gratuita, oferece apresentações musicais e teatrais, oficinas e rodas...

O interior paulista e o ativismo negro: sobre o Festival Grito Cultural de Hortolândia – SP

No ano de 2025, o Instituto Doné Eleonora, localizado em Hortolândia - SP, inspirou-se na COP30, que será sediada em nosso país, em ecologias...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.