Igualdade racial aumenta engajamento dos funcionários

Pesquisa aponta que 54% da população brasileira é negra, no entanto, apenas 4,7% ocupam cargos executivos nas empresas

Por  Karla Dunder, do R7

 

Engajamento dos colaboradores se reflete em aumento de produtividade

(Dario Oliveira/03.02.2017/Estadão Conteúdo)

O incentivo da empresa à diversidade racial influencia diretamente no engajamento dos colaboradores. É o que mostra a pesquisa “Black In – Como Engajar as Empresas com a Diversidade Racial”, realizada pela consultoria de engajamento Santo Caos.

Esse engajamento dos colaboradores se reflete em aumento de produtividade e inovação, o que torna a empresa, em última análise, mais lucrativa. A pesquisa também mostra que 91% dos entrevistados afirmam admirar corporações que tenham políticas que incentivem a diversidade racial e 51% dos profissionais negros prefeririam trabalhar em empresas com políticas de diversidade racial.

E por que a diversidade racial é tema de pesquisa? No Brasil, 54% da população é negra, no entanto, apenas 4,7% ocupam cargos executivos nas empresas. Quando o olhar se volta para a situação das mulheres negras, esse número é ainda mais impressionante: apenas 0,4% assumem cargos executivos.

A Black in tem como propósito entender como o racismo se dá no mercado de trabalho e trazer esse assunto à tona para, em um segundo momento, propor soluções.

O primeiro passo foi entender efetivamente como é o mercado de trabalho. Ouvir os profissionais negros para saber quais as barreiras enfrentadas por esses profissionais para ingressarem nas empresas e as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Gestores e recrutadores também foram ouvidos para entender o porquê os profissionais negros não são selecionados.

Além de fazer um levantamento de números, a pesquisa tem caráter qualitativo — sempre com o intuito de aproximar os números da realidade das pessoas. E com esse objetivo foram produzidos documentários sobre o tema inseridos junto aos dados.

O levantamento foi realizado em 24 Estados e Distrito Federal, contou com 1798 participantes, 158 empresas, 68 universidades e 25 instituições. “Já tínhamos produzido outros estudos sobre diversidade”, diz a consultora de engajamento da Santo Caos, Angelica Moreira de Souza.  “Observamos que as empresas sabem que o racismo acontece, mas ainda é algo tratado à distância. Sabemos que sem o envolvimento das pessoas nada muda. Daí a necessidade do engajamento para aproximar as pessoas do tema. ”

A Pesquisa

O estudo traz dados alarmantes sobre o cenário da diversidade racial no Brasil e nas empresas: 20% dos profissionais negros já passaram por casos de discriminação racial explícita no ambiente de trabalho. 80% dos entrevistados afirmam que existe racismo na hora de promover um profissional. E 1 em cada 3 relatou já ter tido dificuldades para encontrar emprego devido à sua raça ou cor.

Essa percepção não é particular dos trabalhadores: 2 em cada 3 profissionais de RH afirmam que a empresa onde trabalham não desenvolve nenhuma ação para ter mais diversidade racial. Somente 2 em cada 10 dos profissionais da área afirmam que a empresa possui alguma política formal visando a equidade de raças.

O levantamento também procura acabar com alguns mitos como a questão da meritocracia. “Não é possível exigir capacidades iguais se as oportunidades são diferentes.”

Vale destacar também que 50% dos donos de negócios são afrodescendentes. R$1,6 tr é a renda da população negra no Brasil. Um mercado com grande potencial consumidor, equivalente ao 17º maior do mundo.

“Uma política interna não se traduz apenas em justiça social, mas também reflete em benefício para ela mesma como aumento do engajamento, por exemplo. As empresas reconhecem que precisam se abrir mais aos profissionais e passam também a refletir sobre os processos de seleção”, avalia Angelica.

A pesquisa foi realizada com patrocínio do Bank of America Merrill Lynch e GPA e em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Empodera, Protagonizo e Rede de Profissionais Negros e Faculdade Zumbi dos Palmares.

“A diversidade, em todos os seus aspectos, é uma prioridade do banco”, destaca Sandra Ornelas Membro do Comitê de Diversidade e Inclusão do Bank of America Merrill Lynch. “Apoiar uma pesquisa e poder participar é dar ciência à questão racial, favorecer o engajamento e buscar ações que favoreçam toda a sociedade. ”

+ sobre o tema

Bordadeiras querem acabar com a figura do “atravessador”

Elas foram descobertas pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga Por Thaís...

Ter mais mulheres nos conselhos das empresas interfere no valor de sua ações?

Até aqui, o que se sabia através de pesquisas...

Dublin capital da Irlanda tem vagas de emprego para fluentes na Língua Portuguesa

Empresa de Recrutamento e Seleção procura 'Portuguese Speakers' para...

Tribunal de Justiça do Paraná abre 56 vagas na área de TI

Fonte:G1       O Tribunal de Justiça do Paraná está com inscrições...

para lembrar

Mulheres com formação técnica são maioria no mercado de trabalho, diz Rais

Em 2013, grupo representou 55%, informou a Relação Anual...

Metade dos brasileiros já sofreu assédio no trabalho, aponta pesquisa

Mariana teve um fax esfregado em seu rosto pela...

IBGE publica edital para agente de pesquisas e mapeamento

- Fonte: IBGE - O Instituto Brasileiro de...

Para Professores: Concurso 2009 Prefeitura São Paulo Educadores

Depois de um logo tempo sem concurso público a...
spot_imgspot_img

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...
-+=