II Edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra

Vários estudos mostram que há resultados educacionais significativamente piores entre os jovens negros e as jovens negras quando comparados aos de brancos e brancas. Em 2010, a porcentagem de jovens de 15 a 17 anos cursando o Ensino Médio era de 55% entre os brancos e 41% entre os negros (Censo/IBGE 2010). Entre os jovens de 18 e 19 anos, 47% dos brancos haviam concluído o Ensino Médio enquanto somente 29% dos negros finalizaram essa etapa (Censo/IBGE 2010).

Do Baoba

O II Edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra visa contribuir para o desenvolvimento e a implementação de práticas inspiradoras de gestão escolar que busquem elevar os resultados educacionais dos jovens negros e negras na rede pública de Ensino Médio. O objetivo é identificar, reconhecer e acompanhar projetos com foco na gestão que se proponham a enfrentar de forma criativa as desigualdades raciais no ambiente escolar e promovam a melhoria da qualidade da educação dos jovens negros e negras.

Desenvolvido pelo Baobá – Fundo para Equidade Racial, pelo Instituto Unibanco e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), este edital é direcionado a escolas públicas de Ensino Médio e Organizações Sociais legalmente formalizadas com comprovada atuação na área da Educação e superação das desigualdades raciais.

Os projetos deverão privilegiar, de forma articulada, três eixos de ação:

1) Valorização da diversidade/diferenças (currículo, ações setoriais, etc.)

2) Combate às desigualdades (caminhando para a equidade: formação de professores, ações que visem a melhoria dos indicadores escolares de desempenho, como taxas de abandono, reprovação e frequência, e que a estimulem).

3) Estímulo ao protagonismo juvenil

Como responsável na escola pelo projeto, o gestor (ou grupo gestor) deve diagnosticar e dimensionar os aspectos existentes no ambiente escolar que incidam sobre a diversidade e, ao mesmo tempo, delinear no projeto proposições de enfrentamento das desigualdades raciais identificadas.

O edital selecionará 10 projetos, que receberão apoio financeiro de até R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) cada um, monitoramento do Fundo Baobá e avaliação da UFSCar durante seu desenvolvimento ao longo de 2017 em escolas públicas brasileiras.

Educação de qualidade é sinônimo de escolas diversas, equânimes e inclusivas, e que reconhecem na gestão escolar a grande liderança para integrar as ações que contribuam para isso.

As inscrições estão abertas até 30 de novembro. Clique aqui e inscreva-se agora mesmo!

Participe!

MANUAL DO EDITAL

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

para lembrar

Vale a pena salvar idiomas?

É relativamente fácil mobilizar uma multidão para salvar as...

Projeto ensina cultura africana e afro-brasileira com brincadeiras

O esconde-esconde ou pique-esconde é uma brincadeira popular no...

“Pretos Fedem” é o recadinho deixado na parede da UniRio

"Pretos Fedem" é o recadinho deixado na parede da...

Governo de Minas realiza curso para países africanos de língua portuguesa

O governo de Minas e a Secretaria de Ciência,...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral...
-+=