II Semana da Consciência Negra de Teresópolis terá música, palestras e capoeira

Teresópolis, RJ – Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), Teresópolis terá a II Semana Municipal da Consciência Negra. O projeto é promovido pela ONG Estimativa, com apoio do Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis (Mocabte) e parceria da Prefeitura. O patrocínio é do Governo Federal, através da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial. A abertura acontece neste sábado, 13, no Espaço Cultural Higino, e contará com a presença de autoridades e duas novidades: o I Desfile da Beleza Negra e o show da cantora Hananza, destaque no cenário carioca com músicas black e MPB.

A programação vai até o dia 20, com apresentação da escola de samba Unidos da Tijuca, campeã do Carnaval 2010, palestras, oficinas, exibição de vídeos e rodas de capoeira e de samba. As atividades são gratuitas, sendo que para a abertura e o encerramento é preciso convite. O evento acontece no Espaço Cultural Higino, Teatro Municipal, Escola Municipal Lino Oroña e na Feirinha de Teresópolis.

O Prefeito Jorge Mario destaca que apoiar o evento é a realização de mais um compromisso da sua gestão.  “Nosso governo está comprometido com a formulação de políticas públicas direcionadas para a promoção da igualdade racial. Eventos como este são importantes para que possamos aprender um pouco mais sobre a cultura afro-brasileira e refletir sobre o preconceito racial, que tem raízes históricas, mas deve ser combatido”, salienta Jorge Mario.

Clarissa Lima, presidente do Mocabte, ressalta que as palestras são abertas ao público, mas terão como alvo especial os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Fizemos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que além das atividades pedagógicas voltadas para a promoção da igualdade racial da própria secretaria, levará os alunos do EJA para participarem das palestras. Na escola Lino Oroña, será um momento muito especial porque o tema da palestra é juventude e será ministrada por jovens do Mocabte e também da OAB-RJ”, frisou Clarissa, lembrando que, como na edição de 2009, haverá a entrega das medalhas Zumbi dos Palmares a 50 personalidades negras teresopolitanas.

A Semana da Consciência Negra de Teresópolis atende à ideologia do Governo Jorge Mario de promoção da igualdade racial e à Lei Municipal 2.784, de 25 de maio de 2009, criada por iniciativa dos Vereadores Cláudio Mello e Waguinho. O Mocabte é um movimento social, fundado há 22 anos pela sociedade civil teresopolitana, com a missão de promover a igualdade racial no município, no estado do Rio de Janeiro e no Brasil, valorizando e resgatando a História e Cultura Afro-Brasileira. Estimativa é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2005, com sede no Rio de Janeiro, que atua na promoção, divulgação e realização de eventos sócio-culturais que tenham como foco, principalmente, a cultura afro-brasileira, em vários territórios brasileiros.

Fonte: O reporter

+ sobre o tema

Opanijé, grupo de rap baiano, se apresenta no Sesc Belenzinho

No dia 19 de Novembro, sábado, a partir das...

Blues: Reconexões entre o passado e o presente Africano

O Blues, enquanto gênero musical, surgiu no despertar do...

Melhor do mundo, Serena Williams só não consegue derrotar o racismo

Serena Williams tinha 6 anos de idade quando a...

para lembrar

Uma pitada de Magia Negra – Em cada conto tem um canto.

Estava eu voltando do mercado, carregada de mudas, ervas...

Adhemar Ferreira da Silva

Um fato curioso, mas que mostra o caráter de...

“Dama de Ferro” do Senegal quer acabar com a corrupção

A nova primeira-ministra do país africano diz ter recuperado...

10 Características do consumidor africano

A Boston Consulting Group (BCG), empresa de consultoria...
spot_imgspot_img

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=