A Semana da Consciência Negra é um evento que discute a questão racial brasileira por meio de debates com convidados e intervenções culturais de grupos artísticos que contemplem a cultura afro-brasileira.Dialogar, contar e resgatar episódios da luta e resistência de negras(o)s no Brasil é necessário para romper mitos e mostrar sua verdadeira importância na construção da nossa sociedade. Apresentar essas “Histórias não Contadas” é o tema e o objetivo da II Semana da Consciência Negra USP Leste.
José Carlos Vaz
Professor da Universidade de São Paulo – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, no curso de Gestão de Políticas Públicas (vice-coordenador do curso).
Heloisa Pires Lima
Doutora em Antropologia Social titulada pela Universidade de São Paulo. Autora de livros infanto-juvenis, desde 1995, também pesquisa a presença de personagens negros nos acervos disponíveis para os jovens. Atualmente é consultora para a série Livros Animados – TV Futura, Fundação Roberto Marinho, inserido no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC.
Coordenador Geral da federação Quilombola do Estado de São Paulo. Quilombo Casamboquinha.
Professor de História da Cultura Africana, militante do Brasil Afirmativo e do Instituto Luiz Gama.
Rodney William Eugênio
Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, concluiu créditos de mestrado no Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais (Antropologia) da mesma universidade, transferindo-se posteriormente para o Programa de Gerontologia Social, no qual desenvolve a dissertação intitulada “A Bênção aos mais Velhos: Poder e Senioridade nos Terreiros de Candomblé”, a ser defendida ainda este ano. Atua como pesquisador e editor, além de babalorixá do Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá.
Jornalista (PUC/SP), Mestre em Comunicação e Cultura (Prolam/USP), Doutor em Comunicação e Cultura (Prolam/USP), Diretor de curso – Universidade Cidade de S. Paulo, Coordenador – Grupo de Pesquisa em Mídia Radical, Docente – Curso de História da África e dos Africanos (Centro de Estudos Africanos/USP), Docente – Curso de Mídia e Cultura – Celacc/USP, Docente Curso de Gestão Cultural – Celacc/USP, Pesquisador – Celacc/USP, Fundador da união de Negros Pela Igualdade (Unegro/SP), Iloye – Ile Ase Iya Mi Agba.
Jorge Pontes
escritor
11h Intervenção Cultural – Sarau Tributo à Solano Trindade
Agnaldo Kupper
professor – Ateneu Cpv Ensino Médio e Vestibulares, professor do Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação e escritor – Editora Ftd S A. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil
Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1996-2000), membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (primeira companhia de Teatro Hip Hop do Brasil ) e do coletivo Frente 3 de Fevereiro desenvolvendo ações simbólicas, produção de livros, documentários e investigações colaborativas acerca do racismo na sociedade brasileira. Nesses dois núcleos de pesquisa, desenvolve trabalhos como atriz, diretora, MC, roteirista e dramaturga. É idealizadora do ZAP! Zona autônoma da Palavra, primeiro “Slam” (batalha de poesia) brasileiro. Atualmente desenvolve a pesquisa “Vozes da performance poética na contemporaneidade -o MC e seus trânsitos” na PUC-SP sob orientação da Dra. Profa Jerusa Pires Ferreira.
Flávia Rios
Socióloga. Autora da obra “Lélia Gonzalez – Retrato do Brasil Negro, atualmente faz doutorado na Universidade de São Paulo, onde obteve os títulos de bacharel em Ciências Sociais e mestre em Sociologia. Suas áreas de pesquisa são relações raciais, movimentos sociais e políticas públicas.
Peça: ENSAIO SOBRE CAROLINA
O texto é uma adaptação do livro Quarto de Despejo, Diário de Uma Favelada, escrito pela catadora de papel Carolina Maria de Jesus (1914-1977), que foi traduzido em treze idiomas.
***
O grupo, que nasceu como grupo de estudos na Escola de Arte Dramática da USP (EAD), na passagem de 2004 para 2005, é formado pelos atores Sidney Santiago, Lucélia Sérgio, Mawusi Tulani e Joyce Barbosa, além de contar com colaboradores recorrentes.
Honerê Al-amim,
coordenador geral da Associação Posse Hausa.