Imagem de Mahmundi foi parar em campanha de ACM Neto sem autorização

Cantora disse que se sentiu lesada, já que a imagem faz parte da capa do seu disco. “O trabalho artístico que eu faço é avesso a isso, e aí acordei com o ACM Neto me chamando de Cláudia!”, disse em entrevista ao BuzzFeed Brasil.

Por Susana Cristalli, e Tatiana Farah, do Buzzfeed

sub-buzz-6804-1471550717-1

A cantora carioca Mahmundi ficou bem surpresa quando viu a imagem à esquerda, print de um gif usado na campanha eleitoral de ACM Neto para prefeito de Salvador.

A imagem é a silhueta da cantora, que está na capa do seu último disco, com as cores alteradas e a frase “o prefeito de Cláudia”.

A cantora, que se chama na verdade Marcela Vale, não sabia que a equipe de ACM Neto havia usado a sua foto na campanha.

“Eu recebi essa imagem de amigos que trabalham com propaganda eleitoral, e quando vi tomei um susto porque é a minha imagem. Eu tive todo um trabalho de confecção dessa imagem, e ser associada com um político com o qual não tenho nenhuma afinidade, foi um choque”, disse Marcela, em entrevista ao BuzzFeed Brasil.

Ela postou a reclamação no seu Facebook, mas ainda não falou diretamente com a assessoria do candidato. “Saiu uma matéria no jornal ‘O Globo’, e a equipe dele se desculpou. Eu só recebi o link dessa matéria”, diz Marcela.

sub-buzz-13137-1471544266-1

Facebook: mahmundionline

“Só de o gif ter ficado no ar durante sete horas, e ter tido mais de cinco mil compartilhamentos, eu me sinto muito lesada, mesmo porque eu não me envolvo em questões políticas. O trabalho artístico que eu faço é avesso a isso, e aí acordei com o ACM Neto me chamando de Cláudia!”, disse.

O gif foi retirado do ar, mas Mahmundi filmou e compartilhou o vídeo com o BuzzFeed Brasil.

Até o momento da nossa entrevista, Marcela ainda não havia sido contatada pela coordenação da campanha do candidato, mas disse que vai recorrer. “Fiquei infeliz com a falta de cuidado da agência responsável”, disse Marcela.

O BuzzFeed Brasil entrou em contato com o marqueteiro da campanha, Pascoal Gomes, que contou que ficou sabendo do erro do gif pela coluna Gente Boa, do O Globo, que o procurou para falar sobre o uso indevido da imagem. “Eu não conhecia a cantora. Foi um dos colaboradores que usou a imagem como referência (para confeccionar a peça publicitária). Não foi intencional. Foi um erro casual”, disse Pascoal, por telefone.

O publicitário disse ainda que a agência assume o erro e que gostaria de pedir desculpas publicamente à artista. Ele confirmou que a peça foi tirada do ar e reformulada. “Refizemos o gif”, disse.

Susana Cristalli é redatora do BuzzFeed, em São Paulo.
Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email [email protected].

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...