Importância das mulheres para as ciências e engenharias tematiza fórum no auditório da Reitoria

Do: CBN foz

Carolyn Nichols, diretora da Boeing, à direita: vivências acadêmicas são decisivas para carreira. Reprodução/CBN

Caberá aos estudantes de hoje, que serão os educadores e grandes profissionais do futuro, desconstruir a prática de exclusão feminina que afasta mulheres das posições de destaque do mercado produtivo brasileiro e do ambiente acadêmico de ponta. Com esse recado, Sandra Goulart Almeida, vice-reitora da UFMG, deu início ao Fórum Internacional: Mulheres em Ciências e Engenharia, que acontece durante todo o dia de hoje no auditório da Reitoria, no campus Pampulha.

O evento, que fomenta a discussão sobre a importância da diversidade e o papel da mulher nas ciências e na engenharia, é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Química da UFMG em parceria com a Boeing Brasil, empresa que tem dedicado especial atenção à questão. A Boeing já realizou outras duas edições do evento no Brasil, uma na UFRJ e outra na USP.

Durante a manhã de hoje, reuniram-se no auditório da reitoria três palestrantes: Carolyn Nichols, diretora da Boeing, Vanessa de Freitas Cunha Lins, professora do Departamento de Engenharia Química da Escola de Engenharia, e Heloisa de Oliveira Beraldo, professora do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas.

Sob o tema A jornada das mulheres nas ciências e na engenharia, as palestrantes reportaram suas trajetórias profissionais e de pesquisa.

Educação é o caminho
Carolyn destacou que talvez seja a única mulher negra à frente de tão vultosos projetos e programas de aeronaves no mundo, lembrando o caráter excepcional de sua condição.

Em sua fala, Carolyn citou os projetos existentes na UFMG no contexto do curso de engenharia, como a produção de aeronaves para competir em disputas de aerodesign, destacando a importância dessas vivências acadêmicas para que a futura inserção da mulher em sua carreira seja mais fácil – ou menos difícil.

+ sobre o tema

para lembrar

Nei Lopes tem indicação a título de doutor honoris causa negada por UFRJ

Nei Lopes tem muito orgulho de ser sambista —...

Especialistas expõem seus argumentos na audiência pública sobre ensino religioso

Na sequência de apresentações da audiência pública sobre ensino...

Enem: Nova presidente do Inep defende duas provas ao ano

  Malvina Tuttman, reitora da Universidade Federal do Estado do...

Universidade de Tóquio sob suspeita de prejudicar as mulheres nos concursos de admissão

Uma faculdade de Medicina de Tóquio está sob suspeita...
spot_imgspot_img

Grupo Articulador intensifica ações em defesa de crianças negras e indígenas

Em mais uma etapa da jornada pela equidade racial na primeira infância, a Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ), Geledés – Instituto...

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor para promover a equidade" tem como foco central discutir como a educação...

Grupo Articulador articula apoio no Congresso para políticas antirracistas na Primeira Infância

No segundo dia de visitas em Brasília, as organizações Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ) e Geledés - Instituto da Mulher Negra...
-+=