Importância das mulheres para as ciências e engenharias tematiza fórum no auditório da Reitoria

Do: CBN foz

Carolyn Nichols, diretora da Boeing, à direita: vivências acadêmicas são decisivas para carreira. Reprodução/CBN

Caberá aos estudantes de hoje, que serão os educadores e grandes profissionais do futuro, desconstruir a prática de exclusão feminina que afasta mulheres das posições de destaque do mercado produtivo brasileiro e do ambiente acadêmico de ponta. Com esse recado, Sandra Goulart Almeida, vice-reitora da UFMG, deu início ao Fórum Internacional: Mulheres em Ciências e Engenharia, que acontece durante todo o dia de hoje no auditório da Reitoria, no campus Pampulha.

O evento, que fomenta a discussão sobre a importância da diversidade e o papel da mulher nas ciências e na engenharia, é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Química da UFMG em parceria com a Boeing Brasil, empresa que tem dedicado especial atenção à questão. A Boeing já realizou outras duas edições do evento no Brasil, uma na UFRJ e outra na USP.

Durante a manhã de hoje, reuniram-se no auditório da reitoria três palestrantes: Carolyn Nichols, diretora da Boeing, Vanessa de Freitas Cunha Lins, professora do Departamento de Engenharia Química da Escola de Engenharia, e Heloisa de Oliveira Beraldo, professora do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas.

Sob o tema A jornada das mulheres nas ciências e na engenharia, as palestrantes reportaram suas trajetórias profissionais e de pesquisa.

Educação é o caminho
Carolyn destacou que talvez seja a única mulher negra à frente de tão vultosos projetos e programas de aeronaves no mundo, lembrando o caráter excepcional de sua condição.

Em sua fala, Carolyn citou os projetos existentes na UFMG no contexto do curso de engenharia, como a produção de aeronaves para competir em disputas de aerodesign, destacando a importância dessas vivências acadêmicas para que a futura inserção da mulher em sua carreira seja mais fácil – ou menos difícil.

+ sobre o tema

No fio de Maria Navalha: mulheres negras, liberdade e Carnaval

Nota pós-publicação: a autora da música "To nem aí"...

Anelis Assumpção: ‘Feminismo é um mar completo e vai abraçar todas as pessoas’

Anelis Assumpção é paulistana da gema. Criada no bairro da...

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

Ellen Oléria estreia na tevê no programa ‘Estação plural’

A atração da TV Brasil celebra a diversidade e...

para lembrar

Valeu Demais – Leci Brandão

Leci Brandão nasceu no dia 12 de setembro de...

Diretora de “Daughters of the Dust”, Julie Dash vai dirigir filme sobre Rosa Parks

Símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos...

Antonieta de Barros: protagonista de uma mudança

Nascida em Florianópolis, Santa Catarina, em 11 de julho...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=