Projeto de Museu-Valise da História da Escravidão, parceiro da Unesco

Apresentamos a exposição  itinerante de Cooperação Internacional “As Aguas da Memória”, a Rota do Ex-cravo,parceiro do programa a Rota do Escravo – Unesco, no âmbito da década dos afro-descedentes (2015-2025) decretada pela ONU.

Por:  Inêz OLudé via Guest Post para o Portal Geledés

Imagem: iStock/RomoloTavani

O Museu-Valise  da História da Escravidão, inspirado do museu –valise de Duchamps,  é um projeto de  resgate  histórico, social e  cultural da escravidão no Brasil e no mundo, através de atividades artísticas com foco na cultura dos povos de ascendência africana. Constituído de uma exposição de obras de arte e por meio de um projeto de arte educação multidisciplinar. O ensino das artes como parte do processo de educação, integrando os saberes ancestrais.
A proposta além de  resgatar e difundir a história e a cultura africana do Brasil, permite de ter  uma visão global da história da escravidão no mundo,com efeito, pensamos assim  contribuir para a preservação e o fortalecimento da nossa  brasilidade plural e diversificada.

Permitir o direito à memória, sair da ocultação e da negação, refletir sobre a banalização do racismo, compreender as justificações, analisar e desconstruir a imagem do negro inventada pela colonização.  E um projeto itinerante e o diferencial é exatamente a possibilidade de estar em múltiplos lugares e poder integrar eventos e espaços de qualquer natureza.

1. O projeto Museu-Valise da história da escravidão desenvolve ações como exposições e atividades culturais na Europa ,Africa e Américas, no âmbito da década Afro-descendente (2015-2025). Norteado pela Lei 10.639.03 que torna obrigatório o ensino da história e da cultura da Africa e afro-brasileira nas escolas.

2. Disponibilzação para consulta , organização e coleta do acervo (livros, documentários, fotos revistas e produções científicas, referentes à história da escravidão, inclusive as novas forams de escravidão.

3. Realização exposições itinerantes, oficinas de artes visuais,  música, valorização de artistas brasileiros, criação de  laços com artistas, europeus, latino-americanos e africanos, tendo como base elementos da cultura de matriz africana , direcionadas a todos os que estejam interessados em aprofundar seus conhecimentos da história da escravidão tanto no Brasil como no resto do mundo.

Espaço geográfico

Visando identificar raízes culturais comuns entre a áfrica e países fruto da diáspora africana o projeto Musue-Valise da História da Escravidão, desenvolve suas atividades internacionalmente, especificamente na Europa ,Africa e Américas, no âmbito da década Afro-descendente , dando ênfase ao Brasil 2015-2025).

Justificativa

O projeto  pretende  romper com o silêncio e reencontrar o elo perdido entre  Africa e seus descendentes. Pretendemos estabelecer uma reflexão sobre a história da escravidão e suas sequelas, favorecendo um maior  diálogo intercultural entre os países implicados nesta tragédia.

Resgatar através das artes a história e memória dos afros descendentes acrescenta uma plus valia à nossa   auto estima, além de possibilitar  alternativas pedagógicas que preencham as lacunas seculares referente ao legado cultural africano e a  cultura afro-brasileira.

Em cada cidade que recebe o projeto, propomos além da exposição, conferências, documentários, debates, concertos,assim como oficinas de arte postal. O objetivo de produzir artes com os pariticpantes é fazer uma grande exposição no final da década.Podem participar, crianças, jóvens e adultos,sejam  estudantes,  professores, artistas, quilombolas, indigenas e o público em geral.

Práticas, Ferramentas e Medodologias

Norteado pela Lei 10.639.03 que torna obrigatório o ensino da história e da cultura da Africa e afro-brasileira nas escolas, o projeto tem por objetivo a difusão da história geral da colonização, tendo como eixo principal o periodo escravagista e a análise do imaginário negrofóbico colonial  em paralelo com a publicidade atual.  Por meio das ferramentas das artes visuais, da semiótica e da metodolgia de Paulo Freire, atuamos no campo escolar e  museal, atingindo professores, alunos e publico em geral. Concebido pela artista plástica e pesquisadora pernambucana, Inêz Oludé da Silva,o projeto foi visto em Bruxelas, Hamburgo, Paris, Washington, Recife, Maceió, Belém, Brasilia, São Paulo. Iniciará a década com 3 exposições em Bruxelas e uma em Madrid, em março, abril e maio de 2015.

Cinquenta e seis por cento dos brasileiros são de origem africana, representando um universo de cerca de 80 milhões de pessoas, fazendo do Brasil o país com a maior população de origem africana no exterior de África, além de ser também segundo país do mundo, após a Nigéria, com maior número de habitantes de origem africana.

Cientes das possibilidades que o projeto oferece estratégias contra o equecimento como contribuição para   dar uma maior visibilidade à nossa história,  asim como a promoção da paz, da luta contra a exclusão social e dando ênfase na luta contra o racismo, atualmente em ascenção através do mundo, sobretudo no Brasil, onde ele toma proporcões inquietantes.  Estamos confiantes de que será um passo de gigante no caminho da reconciliação e do diálogo intercultural entre a Africa e seus descendentes.

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

TJ-PR suspende feriado do Dia da Consciência Negra, em Curitiba

Medida cautelar foi pedida pela Associação Comercial e pelo...

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Deputada Leci Brandão busca aprofundar o tema da igualdade racial

Está circulando a 10ª edição do Boletim Fala Leci,...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

para lembrar

Ações brasileiras contra discriminação em destaque na França

Luiza Duarte Militantes, pesquisadores, representantes de organizações não governamentais...

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

Dia das namoradas

Nesse dia, como no restante do ano, você pode...

Ministra Luiza de Bairros vem ao Tocantins para prestigiar Jogos dos Povos Indígenas

Cerca de 1.400 indígenas de 38 etnias de vários...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=