Imprensa britânica exalta goleada sobre racismo. Veja capas

Capas de jornais britânicos Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, torcedores da Bulgária entoaram cantos racistas

Por Gustavo Loio,  do O Globo 

Capas de jornais britânicos Foto: retirada do site O Globo

Nesta segunda-feira, a nota triste da rodada das eliminatórias para a Eurocopa-2020 aconteceu em Sofia, capital da Bulgária. Parte da torcida local fez gestos nazistas e entoou cantos racistas na goleada por 6 a 0 imposta pela Inglaterra .

E grande parte da imprensa esportiva britânica exaltou a goleada sobre o racismo.

O “Sun Sport”, por exemplo, destacou:

“Para Inglaterra dizemos respeito”.

O “Daily Express Sport” ressaltou:

“Perdedores”, com foto dos torcedores que entoaram cantos racistas.

“Inglaterra 6 x 0 Racismo” foi outro destaque.

Abaixo, veja as capas:

O jogo chegou a ser interrompido duas vezes. Os primeiros cantos racistas aconteceram em torno dos 35 minutos da etapa inicial. O repórter de uma emissora de TV inglesa relatou ter ouvido som de macados quando Mings e Rashford estavam com a bola.

Harry Kane, capitão inglês, relatou o ocorrido ao árbitro croata Ivan Bebek, enquanto o técnico Gareth Southgate falou com o delegado do jogo. Foi anunciado que a partida poderia ser suspensa, caso os gritos continuassem, e a torcida respondeu com vaias.

Ivelin Popov, capitão búlgaro, pediu que os torcedores parassem. Mas não pararam. Na etapa final, os gritos racistas também foram direcionados a Sterling.

A Football Association (FA) manifestou-se através de um porta-voz:

– A FA pode confirmar que jogadores da Inglaterra foram submetidos a abomináveis cânticos racistas enquanto jogavam pelas eliminatórias da Euro contra a Bulgária. Isso é inaceitável em qualquer nível do jogo e nosso foco imediato é apoiar os jogadores e staff envolvidos. Como nós infelizmente estamos cientes, esta não é a primeira vez que nossos jogadores são submetidos a esse nível de abuso e não há lugar para esse tipo de comportamento na sociedade, muito menos no futebol, e pediremos à Uefa para investigar com urgência.

-+=
Sair da versão mobile