O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi imitido na posse, na manhã da sexta-feira dia17, do primeiro imóvel expropriado visando à criação do Território Quilombola de Retiro, localizado no município de Santa Leopoldina, no Espírito Santo.
Os ex-proprietários da fazenda Santa Mônica, de 120 hectares, terão 15 dias para desocupar a área. Após o prazo, a comunidade, formada por 77 famílias de remanescentes de quilombos que foram cadastradas durante a elaboração do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), passarão a explorar o terreno.
O RTID de Retiro, produzido por técnicos do Incra a partir de levantamentos de campo complementados por estudos científicos de autoria do antropólogo Oswaldo Martins de Oliveira e da bióloga Maria Otávia Crepaldi, identificou uma área de 520 hectares como zona de abrangência dessa comunidade.
Para finalizar o processo e concretizar a criação do Território Quilombola de Retiro, o Incra/ES aguarda decisão judicial referente à expropriação de outra fazenda (240 ha) e à indenização de famílias herdeiras da própria comunidade.
Fonte: Combate ao Racismo Ambiental