Indicado ao Oscar, ‘O Som do Silêncio’ dá destaque raro à cultura dos surdos 

Paul Raci, indicado ao Oscar por interpretar um mentor de usuários de droga que perdeu a audição em “O Som do Silêncio”, disse que a reação mais comum de surdos ao filme é: “Que bom que você retrata um bando de drogados surdos como pessoas legais!”.

“Isso é um pouco estranho”, disse Raci em uma entrevista, “mas eles estão contentes de você mostrá-los sob uma luz que os torna normais, como eu e você. Eles têm as mesmas dificuldades.”

Ativistas esperam que os elogios a “O Som do Silêncio”, um dos concorrentes a melhor filme na premiação cinematográfica do próximo domingo, e a outros títulos levem à produção de mais filmes com pessoas com deficiência.

A sub-representação de mulheres, negros e outros em Hollywood tem sido questionada nos últimos anos. Estúdios de cinema e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que concede o Oscar, adotaram medidas para aumentar a presença destes grupos diante e atrás das câmeras.

Ativistas pressionam para que estes esforços também incluam pessoas com deficiências de todos os tipos.

Paul Raci em ‘O Som do Silêncio’: indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante (Foto: Imagem retirada do site Splash)

“Hollywood ainda tem um caminho longo pela frente”, disse Lauren Appelbaum, vice-presidente de comunicações da RespectAbility, grupo sem fins lucrativos que defende pessoas com deficiência.

A única atriz surda a conquistar um Oscar foi Marlee Matlin, por “Filhos do Silêncio”, de 1986.

Em “O Som do Silêncio”, Riz Ahmed interpreta Ruben Stone, um baterista viciado em drogas que perde a audição subitamente e que se muda para uma comunidade de surdos em tratamento contra o vício aos cuidados de Joe, o personagem de Raci.

+ sobre o tema

Carnaval Salvador 2012 BA – Bloco Ilê Aiyê com Arlindo Cruz

O próximo sábado (28) vai ser marcado pela Noite...

21 de Março – Toda beleza veio para ficar!

Para comemorar o  21 de Março - Dia Internacional...

Brasileira eleita miss Italia nel Mondo incentiva misses negras: “Nunca desistam!”

Silvia Novais, 25, é uma miss vitoriosa: foi miss...

Akim Camara um virtuose do violino na Holanda

O Maestro Andre Rieu apresentou Akim Camara um violinista...

para lembrar

Capa de edição especial da Vanity Fair tem apenas mulheres

Da esq. para a dir., em sentido horário: Jane...

‘Marte Um’ é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023

O filme "Marte Um", do mineiro Gabriel Martins, foi escolhido...
spot_imgspot_img

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...
-+=