Instituto da Mulher Negra em Portugal criado para lutar contra “silenciamento e invisibilização”

O Instituto da Mulher Negra em Portugal é apresentado hoje, em Lisboa, e tem como missão lutar contra o silenciamento e a invisibilidade sentidos por estas mulheres, disse à agência Lusa a presidente do organismo, Joacine Moreira.

Do Sapo 

Rita Sousa Vieira | MadreMedia

“As mulheres negras são historicamente a categoria mais desprotegida e há uma naturalização do facto de serem muito mal remuneradas, com emprego prego precário e informalidade contratual”, afirmou a fundadora, referindo-se ao trabalho a dias.

Um facto que só tem o impacto que tem porque “é útil” ter uma mulher em casa duas vezes por semana que organize tudo, “sem que alguém olhe para ela como um ser humano com necessidades”, defendeu.

“É esta invisibilidade que tem feito andar o sistema capitalista”, declarou, considerando que são as mulheres negras que estão “na base da pirâmide”.

Com a criação do instituto pretende-se fixar um espaço de valorização dos conhecimentos e partilha de experiências. “Um espaço que nos é historicamente recusado”, frisou.

A nova entidade é composta sobretudo por mulheres negras, com formação superior ou trabalho desenvolvido em áreas específicas para pôr os conhecimentos ao serviço das necessidades que as mulheres negras têm no dia-a-dia, da educação ao acesso à cultura.

O instituto vai promover iniciativas de intervenção social e funcionará com oito departamentos, das artes à cultura e espetáculos até à educação e infância.

“Estas mulheres andam onde nós andamos todos os dias, estão onde nós estamos”, disse quando questionada sobre a forma de chegar a estas comunidades.

Mesmo entre as mulheres com formação académica se verifica “alguma invisibilidade”, disse a dirigente, referindo-se à situação profissional e financeira: “Apesar das nossas habilitações, continuamos a não ser reconhecidas como agentes de conhecimento, o que faz com que não exista uma grande diferença entre nós (fundadoras) e as outras mulheres, que são as nossas mães, as nossas irmãs, as nossas amigas”.

+ sobre o tema

Aquela mulher negra bela

Aquela mulher negra bela A vista uma estrela amarela Enviado por...

Carta para Isabela

Filha minha, O menino nasceu e com ele uma mãe,...

A vida como não deveria ser

- Mamãe! Mamãe!- Que é minha filha?“- Nós não...

Carolina Maria de Jesus ganha título de Doutora Honoris Causa da UFRJ

Carolina Maria de Jesus, uma das escritoras mais lidas...

para lembrar

Benedita anuncia Marcha das Mulheres Negras em novembro

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) anunciou, em plenário,...

Eu sou comunista!

Há 50 anos me tornei comunista! Foi em maio...

Filme Kbela é homenagem a todas as mulheres negras

Idealizado por Yasmin Thayná e realizado coletivamente, Kbela nasceu...

Adeola: mulheres negras se vestem de princesas pelo ensino de África nas escolas

A educação é fundamental para o desenvolvimento e a...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=