Mobilizadas, mulheres negras ampliam presença na política

Em meio à triste notícia do expressivo crescimento da bancada da arma, da violência, da intolerância e do machismo no Congresso Nacional, depois de um período de campanha política em que houve mais reverberações de atitudes preconceituosas contra as mulheres e contra as minorias, enfim uma notícia boa desse período, que podemos comemorar. A participação feminina e, em especial, de mulheres negras cresceu, apareceu e nos dá esperança na luta por nossos direitos e por nossa sobrevivência.

Por Iêda Leal de Souza, do Xapuri.info

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres negras, atualmente, são pouco mais de 1% na Câmara dos Deputados. Dos 513 parlamentares da legislação vigente, 52 são mulheres, sendo 7 negras.

As eleições de 2018 representaram um salto na eleição de mulheres no país. O número de senadoras se manteve sem alteração, dos 54 eleitos, 7 são mulheres. No entanto, a presença feminina na Câmara e nas Assembleias de forma geral, aumentou. Na Câmara, o aumento foi de 51% no número de mulheres eleitas em relação a 2014, passaram de 51 para 77 deputadas federais, o que representa 15% da composição dos parlamentares..

Em relação às Assembleias Legislativas, o aumento em relação a 2014 foi de 35%. No total, foram 161deputadas estaduais eleitas.

Em julho deste ano, uma plataforma foi criada para desmistificar alguns mitos em torno das mulheres negras na política. A campanha mulherenegrasdecidem.org, lançada no Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha (25/07), tinha como meta estimular e qualificar o debate. Conforme aponta um diagnóstico traçado pela plataforma, apenas 2,51% das despesas de todos os candidatos ao Legislativo, em 2014, estava relacionada a candidaturas de mulheres negras, e as chances de elegibilidade são ainda reduzidas.

O número cada vez maior de mulheres negras ativistas aparecendo na televisão e nos debates favorece o aumento da representatividade feminina e negra na política nacional. Esse contexto contribuiu para aumentar o número de participação de mulheres negras, tanto como votantes, como políticas e eleitas.

A importância da representatividade dessas mulheres no parlamento é enorme. Elas serão a voz da representação negra nesses espaços brancos, machistas e cheios de muito preconceito. Essa reunião em torno de mulheres que nos representam mostra como nós, negras, podemos fazer a diferença aplicando um outro modo de participação, com um olhar afrocentrado e cuidado coletivo.

A comunidade deposita nessas mulheres a esperança de que o mundo pode ser visto de uma outra forma, para que todos nós possamos viver não somente em harmonia, mas respeitando a diversidade de cada um.

“Isso traduz a nossa capacidade de construir lutas no cotidiano. Lutas feministas, antirracistas, populares. Isso mostra que, mesmo com poucos recursos e enfrentando essas campanhas endinheiradas, a gente tem um potencial muito grande. A minha votação ter se multiplicado tanto é uma confirmação disso. Não estamos simplesmente chegando como novidade”, disse Áurea Carolina (PSOL-MG), a mulher com o maior número de votos para deputada federal de Minas Gerais, sobre a importância de sua eleição.

Destacamos os mandatos coletivos de Pernambuco e São Paulo, denominados “Juntas” e “Bancada Ativista”, respectivamente. O Juntas é um grupo de cinco mulheres, que inclui a advogada Robeyoncé Lima, a primeira transexual do Norte e Nordeste a poder usar o nome social na carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Já a Bancada Ativista é composta por nove pessoas e se coloca como “uma rede de redes”. O grupo é representado pela jornalista Mônica Seixas e se apresenta como um movimento suprapartidário. Participam da bancada, além da jornalista, uma estudante transvestigênere negra – Erika Hilton -, uma professora da rede pública, uma pedagoga indígena com mestrado pela PUC-SP, um nordestino que milita pela cultura nas periferias, uma ativista ambiental, uma sanitarista e uma artista.

Talíria Petrone (PSOL-RJ), integrante do Movimento Negro Unificado (MNU) já tinha sido a vereadora mais bem votada em Niterói e, agora representa as mulheres na Câmara Federal. Outras participantes do MNU eleitas para deputada estaduais foram Dani Monteiro (PSOL-RJ) e Monica Francisco (PSOL-RJ). Esta última é pastora, militante do movimento de favelas no Rio, da economia Solidária, de Rádio Comunitária. Já Dani Monteiro é militante do direito à cidade, do coletivo RUA Juventude Anticapitalista, e defende um novo jeito de fazer política, que seja construído pelas juventudes, que seja anticapitalista, antirracista, feminista e que lute pelo direito à favela, pelo direito de ocupar as ruas e o direito a ser e viver das pessoas LGBTs. Renata Souza (PSOL-RJ) também eleita deputada estadual é jornalista, criada na Comunidade da Maré, feminista e defensora dos direitos humanos. Essas quatros mulheres batalhadoras integraram a equipe da vereadora Marielle Franco, mostrando que além de presente, Marielle se tornou semente.

A primeira governadora negra da história do Brasil, Benedita da Silva (PT-RJ), já é um nome forte na política, e foi reeleita deputada federal.

A Bahia elegeu sua primeira deputada estadual negra, a pedagoga e ex-secretária municipal de Educação e Cultura e ex-secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana (PCdoB-BA).

Em São Paulo foi eleita a primeira mulher transgênera do Brasil. A educadora Érica Malunguinho (PSOL-SP) será deputada estadual. Leci Brandão (PCdoB-SP) foi reeleita deputada estadual. A sambista tem como bandeiras de luta igualdade racial, inclusão social, políticas culturais, sociais e educativas.

Andreia de Jesus (PSOL-MG) foi eleita deputada estadual. Segundo ela, ocupar a política é afirmar o poder popular nas instituições, inserir no seu cotidiano as lutas por direitos, representatividade e memória ancestral de resistência negra. Em Minas Gerais foi eleita também a deputada estadual Leninha (PT-MG).

Outro grande destaque é a advogada Joênia Wapichana (Rede- -RR) que será a primeira mulher indígena da história na Câmara dos Deputados. A advogada, de 43 anos, representa a defesa dos direitos coletivos dos indígenas.

Iêda Leal de Souza
Vice Presidenta do Sintego
Secretária de Combate ao Racismo da CNTE
Conselheira do Conselho Estadual de Educação – CEE/GO
Coordenadora do Centro de Referência Negra Lélia Gonzales
Coordenadora Nacional do Movimento Negro Unifi cado – MNU
Vice Presidenta da CUT – Goiás

+ sobre o tema

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=