Depois da Etiópia, Ruanda também anuncia gabinete com 50% de mulheres

Ruanda se tornou o segundo país da África, depois da Etiópia, a aprovar um governo com metade dos ministérios composto por mulheres, um fato histórico na nação que já tinha o Parlamento com maioria feminina.

no UOL

Imagem- The New Times

“Como mulheres ruandesas nos sentimos muito felizes em ter uma liderança política que nos permita atingir a igualdade de gênero”, declarou nesta sexta-feira a ministra de Agricultura e Pecuária, Gerardine Mukeshimana, à Agência Efe.

Ela é uma das 13 mulheres que integrarão o gabinete do presidente Paul Kagame, depois de ele anunciar no fim da noite de ontem uma reestruturação que reduzia o número de ministérios de 31 para 26 e garantia a paridade.

Ruanda também conta com maioria feminina no Parlamento – em parte por causa da Constituição de 2003, que reserva para elas 30% dos assentos. Na atual gestão elas representam 60% das cadeiras.

No início da semana, o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, fez a mesma determinação e nomeou dez mulheres como parte do seu governo, incluindo para a pasta de Defesa, que passou a ser liderada por Aisha Mohammed.

A decisão foi muito elogiada pela União Africana (UA), que pediu que outros países da região seguissem o exemplo e adotassem medidas a favor da paridade de gênero.

Hoje, o presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, parabenizou Ruanda pela decisão. No Twitter, ele afirmou que “é o momento de reconhecer mulheres e homens africanos como iguais na política, a fim de trabalhar pela África desejada”.

+ sobre o tema

para lembrar

Ferramenta anticolonial poderosa: os 30 anos de interseccionalidade

Carla Akotirene, autora de Interseccionalidade, pela Coleção Feminismos Plurais,...

Jéssica Ellen, de ‘Totalmente demais’, fala de racismo: ‘Precisamos ser representados’.

Dandara dos Palmares lutou pela libertação dos negros no...

Carta aberta a Beatriz, Joacine e Romualda

Mais de 45 anos depois da ditadura, temos a...

Primeiro Emprego

Recentemente o jornal O Estado de São Paulo publicou...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=