Guest Post »

Instituto Luiza Mahin é a primeira associação de medicas, medicos e estudantes negros do Brasil

A oficialização do instituto acontece no próximo dia 06 de dezembro na Assembleia legislativa em São Paulo com participação especial de Eliane Dias e Erica Malunguinho 

A missão do Instituto Luiza Mahin (ILM) é promover e assegurar equidade de direitos políticos, educacionais, sociais e econômicos para alavancar a Luta Antirracista, garantindo Saúde e Bem Estar para o povo negro. “Queremos contribuir para a construção de uma sociedade na qual todos os indivíduos tenham direitos iguais sem prejuízos por pertença racial”, afirma Dra Andrea Gonçalves ginecologista e obstetra a frente da associação. 

Outros pontos fortes que o ILM assegura é com a contribuição para a defesa, promulgação e execução de leis municipais, estaduais e federais que preservem e/ou garantam direitos sociais. Também há incentivo para a promoção da Saúde Integral do Povo Negro através de atuação nos âmbitos de ensino, pesquisa e assistência em Saúde. 

A importância da associação também está em assegurar e garantir a educação do povo negro sobre sua história, informar o público sobre os efeitos adversos do racismo e lutar para extirpá-lo. Além de contribuir para a educação do povo negro sobre seus direitos constitucionais e adotar todas as medidas legais para garantir seu exercício pleno. – Constituir-se como um ponto de apoio e polo de aglutinação no processo de reorganização do Movimento Negro Brasileiro através da articulaçã o com de mais organizações do mesmo campo político. – Adotar todas as medidas necessárias e legais para a promoção destes objetivos. 

Os meios pelos quais o Instituto Luiza Mahin (ILM) pretende atingir tais objetivos no médio e longo prazo ocorrerão através de projetos orientados para a promoção de seguintes conceitos:

  • Sustentabilidade econômica para o povo negro

  • Educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada para o povo negro.

  •  Saúde pública, gratuita, universal, equânime e integral para o povo negro.

  •  Segurança Pública e combate ao encarceramento sistemático da população negra.

  •  Representatividade política como condição essencial para exercício do direito ao voto.

  •  Fomento do engajamento de jovens e jovens adultos negros na Luta Antirracista.

www.institutoluizamahin.org

Related posts