Instituto Marielle Franco anuncia concurso de ensaios feministas

O Instituto Marielle Franco divulgou, na terça-feira 21, o futuro lançamento de edital para a publicação de um ensaio feminista inédito escrito por mulheres. Nomeada de “Concurso Marielle Franco de Ensaios Feministas”, a iniciativa é realizada pela Editora Contracorrente, parceira do Instituto no concurso.

De acordo com o divulgado, a premiação tem o objetivo de “fortalecer o pensamento feminista e defender a memória e a luta de Marielle” por meio da seleção de ensaios sobre aspectos variados do feminismo, que devem ser escritos por mulheres cis e trans.

O edital receberá candidaturas entre os dias 14 de março e 14 de julho, e o processo será feito no site do Instituto, onde é possível se inscrever para receber informações sobre o concurso. A premiação será feita no dia 14 de agosto.

A data inicial de recebimento dos trabalhos, inclusive, marca os dois anos do assassinato da vereadora do PSOL e do motorista Anderson Gomes. As motivações do crime ainda não têm respostas precisas por parte da investigação.

Os trabalhos serão avaliados por Anielle Franco, mestre em Jornalismo, irmã de Marielle e presidente do Instituto, e pelas escritoras Sueli Carneiro e Márcia Tiburi. O trabalho vencedor será premiado com o Troféu Marielle Franco, a quantia de 10 mil reais e a publicação online e impressa pela Editora Contracorrente, parceira e realizadora da iniciativa.

Segundo o site do Instituto Marielle Franco foi criado pela família da vereadora “com o objetivo de buscar justiça sobre o caso, defender a memória da vereadora, multiplicar o legado deixado por ela e regar as sementes que surgiram após o covarde assassinato que tirou a sua vida e a do motorista Anderson Gomes no dia 14 de Março de 2018”.

+ sobre o tema

A autonomia política das mulheres só é válida para as feministas?

Algo muito importante que precisa ser relembrando vez ou...

Estatuto do Nascituro: sobre quem é esta conversa?

Nas últimas semanas, o Estatuto do Nascituro tem sido...

Gregorio Duvivier: Doces e furiosas

Está acontecendo uma revolução. As mulheres tomaram as ruas....

Campeão de cesarianas desnecessárias: Brasil, um caso de vontade política

O problema das cesarianas no Brasil tem quase infinitas...

para lembrar

Pagar salário menor para mulher poderá resultar em multa

Multa pode chegar a cinco vezes a diferença salarial A...

Jogo de cena

Nesta entrevista ao CLAM, o pesquisador Raphael Bispo, doutorando...

“Sociedade civil é quem vai mudar o Brasil”, diz empresária Luiza Trajano em Paris

A empresária Luiza Trajano na redação brasileira da RFI,...
spot_imgspot_img

Lula sanciona lei que aumenta pena para feminicídio

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta quarta-feira (9), a lei que aumenta do feminicídio para até 40 anos. O texto também veta autores de crimes contra mulheres de...

Nota Pública ao PL 4266/2023: Consórcio Lei Maria da Penha – 2024

O Consórcio Lei Maria da Penha pelo Enfrentamento a Todas as Formas de Violência de Gênero contra as Mulheres (Consórcio Lei Maria da Penha),...

Só sete estados têm leis específicas de proteção contra assédio sexual a servidores

Apenas sete estados contam com leis que visam ampliar a proteção contra assédio sexual de servidores. Nesses locais, os estatutos de profissionais públicos vão além do...
-+=