sábado, janeiro 28, 2023
InícioArtigos ExclusivosColetiva Negras que MovemInternet como ferramenta revolucionária

Internet como ferramenta revolucionária

“I woke up like this! We flawless, ladies, tell ‘em”
“Eu acordei assim! Somos maravilhosas, garotas, falem pra eles”

A música Flawless², conhecida na voz de Beyoncé em parceria com a escritora Chimamanda Ngozi Adichie, a cantora, artista e compositora deixa visível a interferência da autoestima e protagonismo como ferramenta de impacto na estrutura.

Nos dias de hoje, no mundo do agora, é essencial integrar imagens caracterizadoras de um passado recente ao futuro que cada vez evolui mais como um digital. O mundo on-line mistura-se com o off-line. Robôs e seres humanos. Isso é o que alguns chamam de: afrofuturismo.

Com inteligência tecnológica, o afrofuturismo busca nesse novo, e único momento histórico, uma aproximação visando um compartilhamento de ideias, projetos, propostas e mais. O que contradiz os modelos de gestão capitalista, tal qual o de Henry Ford, que enfatizava a limitação da capacidade de produção humana. A relevância do protagonismo negro no processo de criação, contraria teorias estruturais que colocam pessoas negras como “incapazes” de criar e se apropriar de seu conhecimento.

Um dos grandes desafios observados durante minha trajetória, está centrado na complexa perspectiva de implementar tais produtos inovadores na realidade do mercado presente-futuro. Em um cenário higienizado, se destacam barreiras na expansão da capacidade criativa através de tecnologias como hardware, software e sociais.

Se faz cada vez mais necessário projetos que emergem das ideias de potencializar o espaço criativo-digital de pessoas negras no Brasil e no mundo. Precisamos continuar articulando o cyberquilombo.

Beyoncé, Nicki Minaj, Megan The Stalioon, Cardi B, Rihanna, são exemplos de mulheres negras que expandem cada vez mais a capacidade criativa e de protagonismo para esse futuro.

Autoestima, mercado e tecnologia são intersecções capazes de provocar faíscas revolucionárias e inovadoras. A revolução potencializada pela autoestima, direciona presentes e futuros desejados e ideais. Nas palavras de Schwab, diretor executivo do Fórum Econômico Mundial e um dos principais entusiastas da “revolução”:

“A quarta revolução industrial não é definida por um conjunto de tecnologias emergentes em si mesmas, mas a transição em direção a novos sistemas que foram construídos sobre a infraestrutura da revolução digital (anterior)”.

O projeto qual sou fundadora, o LAB the Creator, remete a revolução a um olhar crítico, conforme pode se verificar na representação a seguir:

Foto: Divulgação/ LAB the Creator

Junto ao mundo nunca tão hiperconectado e acelerado no qual estamos agora, evolui junto de uma necessidade de adaptação do que somos e o que queremos no universo das infinitas tecnologias cada vez mais rápidas. E principalmente, a reflexão de para onde estamos levando as tecnologias cada vez mais rápidas.

Inovação é criatividade. É o que conecta o passado-presente-futuro. É a mudança. É a revolução criativa que o LAB the Creator propõe.


¹Ativadora de futuros e constrói pontes entre o universo on-line e off-line no Brasil. Marketeira digital com ênfase em ciência de dados e trend forecaster. É uma das organizadoras do TEDxFloripa, Special Ops na Darwin Startups e é uma das líderes aceleradas pelo Fundo Baobá e Instituto Ekloos + Coca Cola. Idealizadora e fundadora do LAB the Creator.

² Música composta por Raymond Deandre Martin, Rashad Muhammad, Chauncey Alexander Hollis, Terius Nash e Beyonce Knowles.

Referência
O empresário criativo digital. Disponíevl em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-empresario-criativo-digital,45a93879d46c7410VgnVCM2000003c74010aRCRD. Acesso em 26 mar. 2021.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 
Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench