Investigação científica é chave condutora para o crescimento económico e social do país

Lubango – A investigação científica e a inovação são as chaves condutoras na produtividade e crescimento económico, social e cultural considerou hoje, segunda-feira, no Lubango, Huíla, a directora Nacional de Formação Avançada e Investigação Científica do Ministério do Ensino o Superior (DNFAIC), Massuquini Inês.

A responsável teceu estas considerações ao discursar na abertura de um encontro metodológico dirigido a gestores de unidades orgânicas da VI Região Académica que compreende as províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Kuando Kubango.

O evento é realizado em parceria com o Ministério do Ensino Superior de Cuba e decorre sob o lema “O papel da ciência, tecnologia e inovação na qualidade do ensino superior e o seu impacto socioeconómico”.

Segundo a responsável, a investigação científica catalisa várias formas de desenvolvimento, porque a economia do mundo globalizado é cada vez mais competitiva e baseada no conhecimento.

Destacou ainda que Angola actualmente caminha a passos seguros para o desenvolvimento económico e social que se pretende fruto da investigação científica.

“Para se ter uma Angola cada vez mais viva, empreendedora, inovadora, dinâmica e aberta ao mundo, competitiva e autónoma, é importante que gestor contribua para a prosperidade do país”, destacou.

Massuquini Inês apelou, deste modo, aos gestores no sentido de continuar a estimular a troca de experiências em matéria de investigação científica, buscar em conjunto formas rápidas de produzir os resultados científicos e sua transferência a sociedade, bem como discutir e propor instrumentos ou formas permanentes de articulação, supervisão técnica e avaliação dos resultados a se obter respondendo os desafios do país.

Durante dois dias, os participantes vão abordar matérias relacionadas sobre os centros de estudo e investigação no desenvolvimento socioeconómico oportunidades e ameaças, propostas de planos de trabalho para criação de centros de estudos e investigação.

Estudantes africanos criam sabonete capaz de evitar a malária

Fonte: Angola Press 

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...