Líderes africanos lutam para que continente deixe de ser “o lixão da Europa”

Para tentar diminuir este problema, 23 nações africanas, membros da Convenção de Bamako, reuniram-se para exigir da União Europeia que parte de seus países deixe de transformar África em um grande lixão, informou o site Euractiv. A deposição inadequada de materiais eletrônicos

Muitos dos equipamento chegam na África em forma de doações, mas estão inúteis
Foto: Greenpeace

Enviados, comumente, do Reino Unido, França e Alemanha, computadores, televisores e celulares inúteis vão se acumulando nos lixões dos países africanos. Algumas vezes são enviados em forma de doação, mas estão inutilizados, e acabam também em lixões, causando problemas ambientais que impactam na vida e na saúde dos africanos.

Líderes de 23 nações africanas solicitam que a UE reforce as leis para punir os países que não realizam a reciclagem necessária de seus produtos e enviam para locais mais pobres.

Para tentar diminuir este problema, 23 nações africanas, membros da Convenção de Bamako, reuniram-se para elaborar um documento no qual exige da União Europeia que parte de seus países deixem de transformar África em um grande lixão, informou o site Euractiv. A deposição inadequada de lixo eletrônico significa expor pessoas aos efeitos dos metais pesados, como cádmio, mercúrio chumbo, cromo e gases tóxicos.

Os líderes das nações africanas solicitam que a UE reforce as leis para punir os países que não realizam a reciclagem necessária de seus produtos e enviam para locais mais pobres.

Em junho de 2012, foi estimulado que 45% dos equipamentos produzidos e utilizados na Europa seja reciclado dentro do território de origem, mas as nações da Convenção de Bamako informam que os eletrônicos e elétricos continuam sendo despejados com a mesma intensidade.

O fato é que dentro das leis que a Europa criou os países que enviam lixo para África ainda estão dentro das leis, pois o prazo para regulamentar o processo é até fevereiro de 2014. A EU também estipula o ano de 2020 para que os 85% do produtos sejam reciclados.

Em Gana, por exemplo, 85% do lixo que chega nos contêineres de produtos elétricos e eletrônicos vem da Europa e 4% da Ásia, informa relatório da ONU. As autoridades envolvidas na Convenção de Bamako alegam que muitos resíduos ilícitos chegam também com parte de cargas legais para disfarçar e driblar as inspeções alfandegárias.

Fonte: iBahia 

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

Para escritora nigeriana, a África é mal compreendida pelo Ocidente

As pessoas costumam ter pena do continente e olham...

Africanos devem escrever História dos países

Iva Cabral, filha de Amílcar Cabral, disse, na sexta-feira,...

Exército amplia ofensiva contra radicais islâmicos na Nigéria

Fonte: Uol-   O Exército da Nigéria aumentou ontem o...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=