O dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, é uma data de significado histórico e nacional em memória de Zumbi dos Palmares, figura de destaque na luta contra a desigualdade e injustiça racial e social. Entende-se que é preciso considerar a importância das populações negras brasileiras e africanas que tanto contribuíram para a formação de nossa nação e que tanto tem estado à margem dos bens, serviços, relações, informações e tudo o mais que a sociedade oferece.
Considerando estas formulações o Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo foi instituído pelo magnífico reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, através da portaria 181/06, como uma rede onde a comissão geral, as comissões locais e parceiros institucionais ou não, podem formular suas propostas. O fórum visa discutir e apresentar as ações desenvolvidas no âmbito da UFRB em torno das temáticas que o nomeiam
O Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus, no ano de 2007, teve como tema “Santo Antônio Negro: ConsCiência e Culturas” tendo sido uma construção coletiva, democrática e conjunta entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Universidade do Estado da Bahia e Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus.
Em 2008 foi lançado Edital para regulamentar as propostas para o fórum no âmbito da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e, em Santo Antônio de Jesus, o Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo teve como tema “Santo Antônio Negro: Ações Afirmativas, Humanidades e Saúde” o que conferiu continuidade a ação conjunta desenvolvida em 2007, ocasião na qual o Fórum significou um marco importante na retomada das discussões e reflexões públicas e plurais das questões raciais e sociais em Santo Antônio de Jesus.
No ano de 2009, num processo de enraizamento de uma política institucional voltada para políticas públicas de equidade, mais uma vez a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) lançou um edital para propostas do fórum.
{rsfiles path=”semana-da-consciencia-negra.pdf” template=”default”}
Fonte: UFRB