Jack Warner, vice-presidente da Fifa, renuncia em meio a acusações de corrupção

Dirigente, que também é presidente da Concacaf, não será mais investigado

 

Jack Warner, vice-presidente da Fifa e presidente da Concacaf (Confederação da América do Norte, Central e Caribe) anunciou nesta segunda-feira (20) a sua renúncia, após ser acusado de corrupção. Como consequência, a entidade já retirou todas as investigações contra ele.

Warner e Mohammed bin Hammam, do Qatar, foram acusados de participar de um esquema de compra de votos na eleição para a sede da Copa do Mundo de 2022, vencida pelo Qatar. Os dois já haviam sido afastados de seus cargos pela Comissão de Ética da Fifa em maio.

Por meio de um comunicado, a entidade máxima do futebol anunciou a renúncia de Warner, ao mesmo tempo em que declarou que as investigações contra ele foram encerradas.

– Warner escolheu renunciar ele mesmo e todos os procedimentos contra ele iniciados pela Comissão de Ética foram encerrados e a presunção de inocência, mantida.

Austin Jack Warner, 68 anos, é um empresário de Trinidad e Tobago. Pouco conhecido pelo grande público fora da Concacaf, também era vice-presidente da Fifa e um de seus personagens mais influentes.

Warner foi afetado nos dias prévios à eleição de 1º de junho da Fifa pelas suspeitas de corrupção dentro da entidade. Bin Hammam, por sua vez, era candidato à presidência da Fifa, mas se retirou da disputa assim que seu nome ficou “sujo”.

Depois que foi punido no Comitê de Ética, Warner revelou um e-mail em que o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, acusa Bin Hamman de “querer comprar a Fifa assim como comprou a Copa do Mundo”, o que desencadeou novas suspeitas de corrupção.

Jack Warner: dirigente, empresário e político

A carreira política de Jack Warner no futebol começou em 1966, quando se tornou secretário da Associação Central de Futebol e, sete anos depois, assumiu como secretário da Federação de Futebol de Trinidad e Tobago. Ele logo ganhou importância nos bastidores do esporte quando foi indicado em 1983 para ser vice-presidente da Concacaf.

Em 1990, ele foi eleito presidente da entidade americana/caribenha, ao mesmo em que entrou no Comitê Executivo da Fifa. Habilidoso nas articulações políticas, Warner também se mostrou ágil nos negócios, com propriedades compradas na América Central e do Norte, incluindo uma milionária rede de hotéis.

Warner se tornou vice-presidente da Fifa em 1997, ao mesmo tempo em que manteve o posto de comandante da Concacaf. Como se não bastasse, o trinitino também aumentou a sua influência na política de seu país, ao ser eleito membro do parlamento em 2007 e, três anos depois, ser nomeado ministro do Trabalho e do Transporte.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

para lembrar

Em sessão solene na Câmara, ministra destaca reaproximação do Brasil com países africanos

Luiza Bairros lembrou a intenção do governo brasileiro de...

Lula sanciona reajuste de 7,7% para aposentados, diz Mantega

Por: Nathalia Passarinho   Para compensar, equipe econômica fará...

Michelle Obama: “Os homens de minha vida não falam assim sobre as mulheres”

Há emoção nos comícios de Michelle Obama a favor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=